quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Avaliação: a escola e o tempo. Uma entrevista com Sergio Martinic

Há dois anos, todos os professores da rede pública do Chile são avaliados. Em uma estrutura subsidiada pelo poder público, eles têm suas aulas gravadas em vídeo para depois serem avaliadas. Iniciada em 2003 como projeto piloto, a iniciativa foi ampliada, se tornou oficial e hoje faz parte do dia a dia dos professores, que incluem as gravações de suas melhores aulas em seus portfólios. 

No entanto, para o professor Sergio Martinic, vice-diretor da Faculdade de Educação da Universidade Católica do Chile, a avaliação docente deve ter como foco o uso que o professor faz do tempo em sala de aula. Diferente do que chama da "primeira geração" de mudança nas políticas públicas chilenas, que consistiu em aumentar o tempo das atividades escolares para tempo integral, "a segunda geração é mais subjetiva", explica, pois avalia "o compromisso que o sujeito tem com o tempo". 

Antropólogo especializado no estudo de questões relacionadas à organização e avaliação do desempenho de docentes, Martinic apresentou em São Paulo, durante um encontro aberto na Universidade de São Paulo (USP), em agosto último, um trabalho de análise qualitativa do uso do tempo a partir do portfólio de 65 professores chilenos de matemática e línguas. 

Durante a exposição dos resultados, o antropólogo demonstrou a necessidade de a sociedade compreender as idiossincrasias da percepção e uso do tempo no ambiente escolar. "É muito importante que o conceito de tempo seja entendido como vinculado à pratica", pontuou, enquanto discorria sobre a importância de aulas de matemática serem administradas pela manhã, quando o aluno tem maior capacidade de absorver esse conhecimento, por exemplo.

Na entrevista a seguir, concedida à revista Educação durante sua passagem por São Paulo, Sergio Martinic responde algumas questões prementes para uma justa avaliação docente, indica a importância da gestão do tempo na sala de aula e analisa os casos em que há relação entre processo avaliativo e contrapartida financeira.

Leia:
http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/197/a-escola-e-o-tempo-296168-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...