quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Educadores e pais debatem visões para inclusão de autistas

Um debate entre pais, especialistas e educadores discutiu ontem à noite no auditório da Folha as formas de inclusão de pessoas com autismo --com visões divergentes sobre a opção de educar as crianças em escolas regulares ou especiais.
O MEC (Ministério da Educação) defende ser inconstitucional a manutenção das escolas especiais, uma vez que o país é signatário de convenção internacional que determina a educação inclusiva.
A defensora pública Renata Tibyriço disse que, apesar de a Justiça já ter determinado que o Estado deve prestar atendimento educacional adequado para pessoas com autismo, não houve avanços.
Ela diz receber muitos casos de mães que tentam colocar filhos autistas em escolas regulares, mas que, por notarem deficiências para a inclusão deles, optam por matriculá-los em escolas especiais.
"Sou a favor da inclusão, mas infelizmente temos situações em que a escola especial acaba sendo a alternativa porque não existe outro serviço adequado oferecido pelo poder público."


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