segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Colombiana vence prêmio com projeto de classes multisseriadas

ALESSANDRA DUARTE 

DOHA — Quando começamos, havia repetência, evasão, nenhuma relação entre escola e comunidade. Nada funcionava! — conta Vicky Colbert sobre a educação na Colômbia rural dos anos 70.

Neta de um ex-ministro da Educação do país, a socióloga de Bogotá resolveu atuar na área. Começava o Escuela Nueva, projeto de salas de aula multisseriadas que, este ano, fez de Vicky a vencedora do Wise Prize, prêmio dado a profissionais do setor de educação pelo World Innovation Summit for Education (Wise), um dos principais eventos mundiais da área, realizado em Doha pela Fundação Qatar desde 2009; este ano, ocorreu no fim do mês passado. Vicky foi a primeira mulher a ganhar o Wise Prize, em 2013 na sua 3ª edição.

O Escuela Nueva — que já ganhou, em 2009, o Wise Awards, outra premiação do evento da Fundação Qatar, e que é dada a projetos em vez de profissionais — começou na década de 70 após Vicky ter contato com um programa da Unesco chamado Escola Unitária, também de classes com alunos de mais de uma série.

— O que traziam eram questões pontuais sobre salas multisseriadas, não algo sistêmico. E tínhamos tantos problemas que precisávamos pensar sistematicamente. Um dos pontos era: como mudar o papel do professor? Havia o pensamento de Paulo Freire sobre o aprendizado, ele inspirou muita gente. Também pensamos no construtivismo. Começamos com escolas rurais. Funcionou. Testamos com as urbanas. Funcionou. Com imigrantes. Funcionou — lembra a fundadora do projeto, que se tornou uma política nacional em seu país e é reconhecido por instituições como o Banco Mundial.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/colombiana-vence-premio-com-projeto-de-classes-multisseriadas-10742631#ixzz2kKhf6cdk 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...