O modo como as crianças desenvolvem a compreensão de si mesmas por meio da relação com os cuidadores, com a família, a escola e os colegas determina e orienta o próprio auto-conceito que elas adquirem.
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Dica de leitura!
★O livro de Beatriz Acampora se propõe a auxiliar as pessoas por meio de práticas direcionadas ao desenvolvimento do potencial de autoestima que existe em cada ser humano. Como é a autoestima que determina e direciona os pensamentos, emoções e comportamentos de todos nós, o nível que uma pessoa manifesta, além de influenciar tudo em sua vida, afeta diretamente suas relações. Portanto, quando uma pessoa consegue aprimorar e manter um alto nível de autoestima, ela estabelece propósitos realistas e utiliza tanto seus recursos internos quanto suas qualidades para superar as dificuldades e ser feliz. Com 140 páginas, o exemplar custa R$ 33,00.
Mais informações: Wak Editora(www.wakeditora.com.br). |
A autoestima é a valorização, geralmente positiva, que temos de nós mesmos. Para a psicologia, trata-se da opinião emocional favorável que as pessoas, incluindo as crianças, têm delas próprias e que excede tanto a racionalização quanto a lógica. Esse sentimento valorativo também é tido como o conjunto de características corporais (físicas), mentais e espirituais que formam a personalidade de qualquer indivíduo. Portanto, ele também pode mudar, evoluir ou retroceder com o tempo. Além disso, como explica nossa entrevistada, como é a partir dos 5 anos ou dos 6 anos de idade que a criança começa a ter uma noção de como é vista pelos outros, esse sentimento ainda pode contribuir ou atrapalhar o próprio aprendizado dela.
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