sábado, 5 de outubro de 2013

5 de outubro: Dia Mundial dos Professores

Dia Mundial dos Professores: por que 5 de outubro?
Em 1994, a UNESCO estabeleceu o dia 5 de outubro como o Dia Mundial dos Professores, em celebração ao grande feito em favor desses profissionais em 1966, quando uma conferência intergovernamental especial organizada pela UNESCO, em Paris, em cooperação com a OIT, adotou a Recomendação da UNESCO/OIT relativa à Condição Docente.

Essa Recomendação estabelece os Direitos e as responsabilidades dos professores, e padrões internacionais para a sua formação inicial e educação continuada, recrutamento, emprego, e condições de ensino e aprendizagem. Também inclui muitas recomendações para a participação dos professores nas decisões educacionais, por meio de consultas e negociações com autoridades educacionais. Desde sua adoção, a Recomendação tem sido considerada um importante conjunto de diretrizes para promover a condição docente tendo em vista a educação de qualidade.
Além disso, no dia 5 de outubro é celebrada a adoção pela Conferência Geral da UNESCO, em 1997, da Recomendação da UNESCO Relativa à Condição dos Docentes da Educação Superior.

Por que um dia para os professores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...