Yuri Ramires | Seduc-MT
Helen de Souza Nunes, estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Maria de Lourdes Ribeiro Fragelli, em Guirantinga (cidade a 328 km ao Sul de Cuiabá), está na final do II Concurso de Desenhos para Escolha da Identidade Visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, promovido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia.
A jovem de 17 anos, que já tem um talento promissor com desenhos, encarou o desafio quase no final do prazo de inscrição. “Foi de última hora que decidi participar, aí um dia, eu estava deitada pensando no produto e veio a ideia”, lembra.
No desenho, Helen representa a sustentação do mundo por meio da ciência. Ela ainda destaca a diversidade, por meio da representação da mulher negra, e a biologia.
“Não pensei como um ato político, mas é importante colocar as mulheres e os negros, que nem sempre representados na sociedade. Então, fiz questão de incluí-los no desenho”.
O professor orientador da jovem, João Antônio Pereira, conta que Helen é uma aluna bastante talentosa. “Ela está aqui na escola desde o 1º Ano do Ensino Médio, se forma esse ano, tem um talento brilhante para o desenho, faz tudo manual, usando lápis de cor”.
No último ano do concurso, o desenho vencedor também foi de um aluno da escola, Guilherme Mateus. Para este ano, Helen fez uma pequena homenagem ao ex-colega.
“Também tem alguns elementos que remetem ao desenho do Guilherme, que já ganhou o concurso e representou bem nossa escola”, conta.
O voto popular acontece até o dia 09 de maio. João e Helen pedem para que toda a sociedade vote em seu desenho, disponível neste site.
O desenho vencedor será usado como logo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018.
seduc
Nenhum comentário:
Postar um comentário