quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Investimentos abrem novas perspectivas na educação municipal de Várzea Grande

Com a entrega de uniformes escolares para os alunos da rede municipal de ensino e o anúncio de investimentos na ordem de R$ 100 milhões em obras e ações a serem empregados no ano de 2017 no ensino público, abrem novas perspectivas no desenvolvimento das práticas pedagógicas, na modernização e no avanço do ensino básico em Várzea Grande.
Para a diretora da EMEB João Ponce, da Passagem da Conceição, Estela Leite Maciel Ribeiro, como a escola é de campo, a distribuição dos uniformes é fundamental para a economia da família, que deixa de comprar roupas para as crianças frequentarem a escola. Na opinião da diretora o fato de terem uniformes vai ajudar inclusive na redução da evasão escolar e vai proporcionar, com o anúncio dos investimentos, a reavaliação das estratégias pedagógicas. “Temos que avançar no saber e atrair a criança para dentro da escola” afirmou.
Já para a diretora da EMEB Maria das Graças Pinto, do jardim Glória II, Adair Moraes Oliveira, a uniformização dos alunos é muito importante também para garantir a segurança e identificação dos alunos da rede municipal. “Os pais poderão ficar mais tranquilos em relação aos filhos na escola, pois o uniforme é a identificação de que o aluno pertence a uma escola pública municipal. Quando a administração pública prioriza a educação, demonstra preocupação e respeito em melhorar o índice educacional de sua cidade. O que motiva a cada professor dentro de uma infinidade de projetos educacionais desenvolver o melhor para sua unidade”, disse. A escola atende 380 alunos da educação infantil até terceiro ano. No período noturno a escola atende 105 alunos na Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Para a profª Giseli Cristiane de Campos Xavier, diretora da CEMEI Albella Curvo de Moraes, os uniformes escolares são um incentivo e um diferencial a mais para alunos, que começam o ano letivo com mais conforto e praticidade. Ela acredita que os pais também gostaram da novidade, pois os uniformes são de boa qualidade e duráveis. “A prefeita Lucimar e o secretário Sílvio estão de parabéns pela iniciativa e por observar a nossa questão climática local, escolhendo um tecido leve e de qualidade para a confecção”, pontuou. A creche atende cerca de 250 crianças de 4 a 5 anos no bairro Mapim.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer , Sílvio Fidelis disse que os investimentos que a Prefeitura está empregando nas escolas do município possibilitarão que a Educação municipal se torne modelo para o estado e para o país. O secretário agradeceu o empenho da equipe gestora, dos professores, técnicos, coordenadores e diretores de todas as unidades escolares pelos avanços na educação do município. “A administração acredita: Várzea Grande é um município que educa. Educa em todos os sentidos, na nossa vida e na construção das práticas para um ensino bem sucedido. Em fevereiro começamos o ano letivo com todos os nossos alunos uniformizados, mostrando esse diferencial na educação de Várzea Grande. Neste ano estão reservados grandes investimentos em obras e projetos educacionais. Tão importante quanto infraestrutura é o bem estar dos alunos, o acesso ao conhecimento, professores motivados e a oferta de uma educação de boa qualidade, são os requisitos empregados na educação pública municipal”, afirmou.
Sílvio disse ainda que a organização e a modernização do processo administrativo escolar, o fortalecimento da gestão e do gestor escolar e os financiamentos da educação básica, vão  interferir na qualidade do  ensino  que será mensurada pelo IDEB . “Injetar recursos financeiros nas escola, bem como, dotá-las de infraestrutura, com certeza vai  alavancar  os processos  e projetos pedagógicos . São investimentos necessários que a Administração Pública tem feito visando Educação de qualidade”, finalizou.
Reporter
Fred Nogueira
Foto






























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...