segunda-feira, 13 de março de 2017

Seduc inicia entrega de mais de mil tablets para reforço no ensino de escolas estaduais



Governo do Estado dará início, nesta segunda-feira (13.03), à entrega dos 1.018 tablets que fazem parte do projeto Conectar, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) voltada à melhoria do ensino de Língua Portuguesa e Matemática, por meio da tecnologia. O projeto-piloto, inicialmente, vai funcionar em três escolas da rede estadual.
Pela manhã, a partir de 8h, o governador Pedro Taques e o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, estarão presentes na EE Presidente Médici, em Cuiabá. A unidade será contemplada, ao todo, com 361 aparelhos.

Veja mais sobre a entrega:Governo entrega 1,2 mil tablets para alunos; pais podem ver desempenho
As outras escolas estaduais que receberão tablets são a EE Pascoal Ramos (202) e EE Paciana Torres (455), ambas na capital.
De início, a ferramenta será utilizada por alunos e professores do 6º e 9º do Ensino Fundamental. Os 20 educadores das três escolas passarão por uma capacitação específica para melhor lidar com a tecnologia, que deverá começar a ser utilizada, efetivamente, a partir de abril.
De acordo com o secretário de Estado Marco Marrafon, a iniciativa tem o propósito de aproximar pais, alunos e professores pela interatividade e dinâmica da troca de informações, propiciada pelo uso da ferramenta.
Por meio dos tablets e aplicativos próprios da tecnologia, os professores poderão elaborar listas de exercícios, organizar roteiros de trabalho e planos de aula, sendo acompanhados pelos estudantes através do sistema online, que deverá armazenar as informações.
“Além do quadro, caderno e livro didático, os professores e alunos poderão fazer exercícios novos, que serão corrigidos na mesma hora. Dessa forma, todos saberão se o conteúdo foi aprendido”, detalhou a líder do projeto Conectar, Flávia Pires.​
Cada escola contará com servidor próprio de internet destinado exclusivamente ao uso do projeto.
Acompanhamento
A tecnologia permitirá também que escola e professores acompanhem a evolução dos estudantes de maneira personalizada e em tempo real, pelos dados armazenados que identificarão as dificuldades de cada aluno.
O sistema online possibilitará, ainda, um maior monitoramento da frequência dos alunos. Com as informações dos estudantes, os próprios pais poderão acompanhar a frequência dos filhos sem precisar sair de casa, através de login e senha que lhes serão ofertados para acessar o sistema.
“A chamada será feita no momento em que os tablets forem ligados e os coordenadores das escolas poderão mandar um SMS para os pais”, explicou Flávia.
A iniciativa faz parte do Pró-Escolas, o maior Programa de investimentos da história da Seduc. O Pró-Escolas abrange o desenvolvimento de ações em estrutura, ensino, inovação e esporte e lazer, com foco na melhoria da aprendizagem, redução da evasão escolar e na valorização dos profissionais da Educação.


Helson França
Seduc-MT


https://goo.gl/0wtCYs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...