quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Livro: Diagnóstico Participativo das Violências nas Escolas: falam os Jovens

Autoria: Miriam Abramovay, Mary Garcia Castro, Ana Paula da Silva e Luciano Cerqueira


Um longo processo se consubstancia neste documento em forma de resultados de  análises, reflexões sobre o processo de apresentação, acolhida do Programa de Prevenção à  Violência nas Escolas no campo institucional da educação. Capacitação de técnicos das  secretarias de educação, capacitação de jovens, aqui referidos como monitores, e professores,  nomeados, neste, como mediadores, quem com a equipe da Flacso formatou uma experiência  singular por alavancar o Programa.
Mentalidades voltadas para o princípio de que violências nas escolas por mais que  amedrontem e desestabilizem o ensinar e o aprender, não podem ser sustentadas por  indiferença e silêncio. Essas estão nas entrelinhas de textos produzidos por monitores e  mediadores. Os jovens ao se exercitarem como pesquisadores, mais que acusar o outro, o  colega, como agente de violências e se queixar de destratos por professores e diretores,  sugerem que se há vitimizações, há cumplicidades se a escola ignora os fatos e as denúncias,  o ambiente escolar não induz a um clima de bom relacionamento. Os que se sentem  vitimizados deveriam denunciar, debater e propor ações permanentes em que se sintam como  vigilantes ativos contra violências. (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...