Em solenidade de reconhecimento a comunidade escolar e alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, a prefeita Lucimar Sacre de Campos prestou homenagem com a entrega de certificados de menção honrosa pelo trabalho em prol de Várzea Grande. “II Encontro de Práticas Bem Sucedidas da Rede Pública foi um espaço para homenagear boas práticas que as escolas desenvolvem em suas comunidades, com a participação de professores, estudantes, funcionários e pais. As experiências possuem relevância social e cultural e tem impacto positivo na orientação pedagógica da escola. Essas que tiveram os trabalhos selecionados recebem na data de hoje (20), este certificado simbólico, porém se torna relevante pelos projetos implementados, com isso, a disciplina fica mais prazerosa para os alunos e consequentemente melhora significativamente os índices de aprovação das turmas envolvidas. Este é o objetivo da nossa gestão aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, pontuou a prefeita.
Para o secretário de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Sílvio Fídelis, o reconhecimento vem do esforço de cada gestor escolar que com criatividade que a educação permite desenvolve projetos e passa ser o diferencial na prática de gestão escolar. “As escolas vêm se superando a cada ano. Com a implantação da Escola de Templo Ampliado (ETA), as mudanças são significativas do convívio das crianças e dos adolescentes no seu ambiente de estudo, onde o diálogo e compartilhamento passaram a ser uma prática rotineira. Os projetos também são visionários e preparam os alunos para o futuro, tanto na consciência política e social de cada um. Quem ensina também aprende, os educadores crescem e atingem bons resultados no desenvolvimento dos projetos. Mesmo com as dificuldades que enfrentamos, o que podemos fazer é valorizar e destacar o trabalho que os profissionais desenvolvem junto aos estudantes em comunidade”, destacou.
A coordenadora da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Lúcia Leite Rodrigues’, Ângela Maria Santana disse que ser reconhecida e valorizada é sempre bom. O professor é quem dedica sua vida em ensinar e formar pessoas. É o maior agente de transformação da sociedade. “Com apoio da Secretaria de Educação, por meio do projeto ETA, os alunos se inseriram em vários projetos culturais das disciplinas extracurriculares que o projeto oferta, quer seja na arte de informática, música, dança, teatro, recreação escolar, horta, raciocínio lógico, esporte e letramento que visa à qualidade de vida do aluno e da família”.
De acordo com o diretora da EMEB ‘Júlio Domingos de Campos’, Eliana Oliveira Batista, neste ano os trabalhos apresentados bateu novo recorde chegando a 80 trabalhos com apresentações de qualidade das ações e integração educacional mostrando força, capacidade e aglutinou um público de mais de 3 mil pessoas por noite. “Atualmente os projetos de práticas exitosas integrativas fazem parte da metodologia de ensino Rede Pública Municipal, são elementos essenciais desenvolvidos nas comunidades escolares experimentos que viraram ferramentas de gestão na construção de uma educação forte no município de Várzea Grande”.
A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ‘Isabel Antunes de Campos’, Gentila Pacheco falou que as apresentações das experiências exitosas foi um momento atrativo do evento, ocasião em que diversas escolas que compõem a Rede de Ensino apresentaram e compartilharam casos de sucesso desenvolvidos em suas respectivas unidades. “A exemplo da educação étnico-racial que no ensino da história e cultura afro-brasileira difundiu em todas as unidades os reflexos sobre o saber e produções diversas sobre esta diversidade educacional. Foi um dos destaques da II Mostra, a confecção das bonecas Abayomi pelos estudantes, oportunidade em que aprenderam que é com a união de todos que se luta contra o racismo”.
O secretário finalizou dizendo que o “II Encontro de Práticas Bem Sucedidas” foi um momento ímpar que explanou na teoria e na prática, tanto para profissionais da educação quanto para os estudantes relações étnico-raciais não apenas visando a atender as demandas de um segmento, por sua vez significativo da população, senão com o objetivo de promover, aos poucos, uma alternativa à forma como a própria sociedade se enxerga. Valorizar a cultura afro-brasileira como um componente nacional, estudar a história mundial com um olhar menos eurocêntrico, compreender as lutas do movimento negro pela igualdade social e racial no país, bem como pela superação do racismo, são etapas dessa transformação. Esses são passos que interessam a todos e que vão além da escola, sem dúvida. Mas é nela também que concentramos algumas das alternativas nessa frente de tantos caminhos”.
Na oportunidade, a estudante Ingrid Fernanda dos Santos Marques, da Escola Municipal de Educação Básica 'Júlio Correia’, vencedora do concurso Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente recebeu também certificado de menção honrosa.
Ao todo, foram entregues 80 certificados distribuídos entre Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Urbanas e do Campo e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Reporter
Cláudia Joséh
Foto
Fonte
Secom/VG
Nenhum comentário:
Postar um comentário