terça-feira, 27 de dezembro de 2016

O que você desejou para a educação de seu país em 2017?



“Meu desejo é que a Educação seja uma “porta aberta de entrada” e não um “muro alto”, foi o desejo de um de muitos que comentaram no Facebook e no LinkedIn ao responder nossa pergunta de final de ano: “O que você deseja para a educação de seu país em 2017?”






Após o primeiro da Agenda Global Educação 2030, o diretor-geral assistente de Educação da UNESCO, sr. Qian Tang, incluiu seu próprio desejo. “Eu gostaria de ver o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 se tornar uma estratégia nacional concreta e que um plano nacional de educação seja desenvolvido em cada um dos Estados-membros da UNESCO; e espero que a UNESCO continue a exercer seu papel de ajudá-los em âmbito nacional, assim como nos âmbitos mundial e regional, para unir todos os parceiros e envolvidos”, disse ele.
As respostas vieram de todo o mundo, e entre os temas mais recorrentes estavam a necessidade de maior acesso à educação, mais professores e melhor treinados, currículos que incluam mudanças climáticas e aumento da taxa de alfabetização para as mulheres.
Abaixo estão trechos de algumas das respostas recebidas.
Kellie-Anne Burke, First Nation (comunidade indígena canadense). Um marco de ação global que mostre toda a educação recebida reconhecida em todos os países, sem considerar de onde venha, com acesso ao ensino de todo o povo da First Nation, especificamente em relação ao meio ambiente, e, finalmente, uma vaga na escola para cada criança refugiada..
Max Liushan, Ucrânia. Meu desejo para a educação seria: que todas os graduados na escola pudessem saber ler! E um pequeno desejo para o meu país, a Ucrânia: integração dos métodos da educação não formal no Sistema Educacional do Estado.
Uaita Masina, Samoa …gostaria de ter uma biblioteca em cada escola de Samoa.
Nancy Marangu, Quênia. Eu imagino um currículo educacional que 1. Ensine as crianças do Quênia sobre os efeitos e a mitigação da mudança climática. 2 Incentive talentos em empreendedorismo a serem geradores de renda.
Mike Lutz, Estados Unidos. Desenvolvimento da alfabetização midiática para estudantes dos Estados Unidos. Isto é fundamental para um mundo inundado com notícias reais e falsas.
Elsa Silva, Portugal. Seria um avanço se a compaixão e o respeito por todos fossem introduzidos nos sistemas formais de educação, em âmbitos organizacional e disciplinar.
Abhishek Kumar Singh, Índia. Se quisermos elevar a educação ao ápice, precisamos digitalizar nosso sistema educacional. 
Shereen Akther, Bangladesh. Ficaríamos muito felizes se o governo tomasse a iniciativa concreta de estabelecer um centro de aprendizagem comunitária em cada cidade para promover a Aprendizagem ao Longo da Vida para Todos em 2017.
Ange Gabriel Habimana, Rwanda.  Meu desejo para Rwanda é que se forneça uma educação que forneça conhecimento e habilidades para todos, assim como está agora, mas que se crie oportunidades para a aplicação dessas habilidades depois do período escolar.
Maria Philippi, Grécia. Educação para Todos: para os nativos, os refugiados e os imigrantes de forma a construir uma sociedade de cidadãos globais!
Muchembele Vernon, Austrália. Eu desejo que 2017 seja um ano em que todas as crianças marginalizadas ganhem acesso à educação de qualidade.
Zarina Qambarova, Tajiquistão. Desejo que todas as meninas tenham educação na maioria das áreas rurais. 
Shazia Majeed, Paquistão. Educação para todos sem nenhuma discriminação.
Eugenie Pierre, Haiti. Eu desejo que a educação para as crianças, do primeiro ao sexto ano do Haiti, sejam livres como eu, mesmo em um país pobre, onde a maioria de seus pais estão sem emprego.
Maida Khawaja, Paquistão. Que a taxa de alfabetização das mulheres seja menor que dos homens, especialmente nas áreas oprimidas como Dadu, Tharparkar, Kohistan e Rajanpur. E que ninguém seja deixado para trás sem poder se desenvolver e progredir, que todas as meninas possam estar na escola antes de 2030. Desejo um Paquistão saudável e próspero para que todos possam atingir 100% de alfabetização antes de 2030.

Agradecemos a todos pelos comentários. Para ver todas as respostas, visite a página internacional da UNESCO no Facebook e participe do grupo de educação no LinkedIn.











http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/what_did_you_wish_for_education_in_your_country_in_2017/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...