quarta-feira, 16 de novembro de 2016

MT Escola de Teatro abre inscrições para sete cursos regulares

Solenidade de abertura foi nesta segunda-feira (14) com a presença de diversas autoridades
Angélica Moraes SEC-MT 

Secretário de Cultura, Leandro Carvalho, na solenidade de abertura da MT Escola de Teatro - Foto por: Chico Valdiner/GCom-MT
Secretário de Cultura, Leandro Carvalho, na solenidade de abertura da MT Escola de Teatro
A | A
Estão abertas, até o dia 30 de novembro, as inscrições para os cursos regulares ofertados pela MT Escola de Teatro. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, pelo e-mail mtescoladeteatro@adaap.org.br. O título do e-mail deverá ser Chamamento MT Escola de Teatro. Mais informações e ficha de inscrição estão disponíveis no link.
São 50 vagas no total para sete cursos - atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural – voltados para a comunidade em geral, principalmente aos interessados no estudo do teatro como atividade profissional. As aulas serão ministradas no Cine Teatro Cuiabá, aos sábados e domingos, das 9h às 18h, podendo haver atividades pedagógicas durante a semana.
O sistema pedagógico utilizado será o desenvolvido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça, que administra a SP Escola de Teatro, uma das maiores e mais conceituadas escolas de artes cênicas da América latina. A criação da MT Escola de Teatro é parte integrante das ações do Cine Teatro e foi incluída pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) no último edital de gestão compartilhada do espaço, administrado pela Associação Cultural Cena Onze.
A solenidade de abertura da MT Escola de Teatro aconteceu na noite desta segunda-feira (14), no CTC, e contou com a presença do ministro das Relações Exteriores, José Serra, além do governador Pedro Taques, do secretário de Cultura, Leandro Carvalho e do diretor da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral, além de autoridades, atores, diretores, produtores culturais, classe artística e apoiadores da cultura em geral.
“Este é um evento significativo. Estamos vivendo um momento que todos chamam de crise, mas é nos momentos de crise que temos que pensar longe, falar sobre arte e cultura”, frisou o governador Pedro Taques. “Sempre é bom criar espaços, equipamentos, mostrar que é possível fazer cultura mesmo nestes momentos. E cultura não se faz apenas na Capital. Estamos incentivando e buscando levar o que temos de melhor nesta área também para o interior”.
Os cursos oferecidos pela instituição vão muito além do fazer teatro. “Não se trata apenas de uma escola de interpretação. É para quem quer construir o teatro, aquele que acontece do palco aos bastidores. É para formar profissionais que exerçam tarefas que precisam ter qualificação para que sejam bem desempenhadas”, observou o ministro Serra, um dos responsáveis pela criação da SP Escola de Teatro quando ocupou os cargos de prefeito e, em seguida, governador do Estado de São Paulo. Hoje o modelo pedagógico da escola paulista é referência em outros países como a Suécia e a Finlândia.
Para o secretário Leandro Carvalho, a integração de Mato Grosso com outros estados e outros países é fundamental. Essa interlocução global já começou com a assinatura de um Termo de Colaboração com a Universidade da Finlândia na noite de abertura da MT Escola de Teatro. A partir de fevereiro haverá um intercâmbio entre alunos e professores do Brasil e daquele país.
“É importante que Mato Grosso faça parte desse processo em trocas contínuas de conhecimento”, observou o secretário. “Isso vai abrir um horizonte enorme para o nosso campo e o mercado de trabalho. Um dos grandes objetivos da escola, muito mais que a formação do ator e diretor, é ter o teatro como fonte geradora de emprego, riqueza e renda em outros segmentos que vão além das artes cênicas”.
Dialogar com a classe cultural, artistas e técnicos e colocar no mercado pessoas que possam fazer crescer a cultura regional é, para o ator Justino Astrevo, um dos pontos fortes da MT Escola de Teatro. “É importante ter uma escola aberta, dinâmica, que consiga ler e interpretar a nossa cultura e a nossa realidade para fazer um teatro também com a nossa cara”, ressaltou. “Temos um processo cultural importante e uma cultura riquíssima. Uma escola que interprete a nossa realidade e consiga ser um processo dinâmico de formação e informação, de troca e diálogo, contribuirá de maneira ímpar para que possamos sobreviver da nossa arte”.
Respeito às diversidades e diferenças do pensamento está dentro dos princípios da SP Escola de Teatro, segundo enfatiza o diretor Ivam Cabral. “A escola trabalha com a perspectiva de acesso. Pensamos de forma horizontal e acreditamos no outro”, observa.
Os cursos
A MT Escola de Teatro vai oferecer ao todo 50 vagas para os seguintes cursos:
Atuação (20 vagas): Neste curso o estudo está voltado à formação de atores com ênfase no domínio e consciência da cena para que esse artista, tanto dialogue com as orientações gerais da encenação, definidas pelo diretor e toda a equipe, como possa assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de seu processo criativo de forma independente em suas pesquisas e opções estéticas. O curso pretende estimular a consciência da função social do artista, a capacitação de seu corpo e voz para expressão bem como para a sensibilidade crítica do ator para o mundo contemporâneo.
Cenografia e figurino (5 vagas): O curso capacitará os interessados em ingressar profissionalmente na área de cenografia e figurino, desenvolvendo habilidades críticas, técnicas e artísticas. As aulas teóricas e práticas são complementadas por meio de contato com diversos profissionais experientes do setor.
Direção (5 vagas): O curso prepara e instrumentaliza encenadores para o fazer teatral, enfatizando a visão crítica e ampla sobre a sociedade e as possibilidades da encenação contemporânea. Este curso oferece caminhos criativos e teóricos para que os encenadores saibam lidar com todos os âmbitos da cena teatral. Conhecimentos como a ordenação do fluxo do trabalho cênico, experimentações envolvidas no processo de criação teatral, procedimentos para o fazer criativo e a busca por uma expressão teatral singular fazem parte das propostas do curso. Estão previstos também estudos de diversas perspectivas cênicas contemporâneas. O candidato deverá ter experiência teatral.
Dramaturgia (5 vagas): Visa estimular novas percepções de mundo e diferentes formas de construção textual. Equilibra teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a base de criação a outras mídias. O curso enfatiza a formação teórica e prática sobre postulados mais recentes no Brasil, como o dramaturgismo.
Iluminação (5 vagas): Qualifica aprendizes interessados na iluminação dentro do âmbito das artes cênicas. Um dos seus propósitos é unir tecnologia de ponta com o que existe de mais artesanal nas maneiras de utilizar a iluminação, ressaltando a criatividade do técnico-artista.
Sonoplastia (5 vagas): Propõe a formação do aprendiz por meio de conhecimentos ligados à comunicação pelo som. Abrange estudos teóricos e práticos de diversos meios de produção de som, como música, ruídos ou voz. Trata-se da formação do sonoplasta com ênfase na dramaturgia sonora, teoria musical, repertório, técnicas em sonoplastia e práticas sonoras.
Produção cultural (5 vagas): Capacita aprendizes fornecendo elementos e ferramentas para subsidiar e estimular a produção cultural em âmbito municipal, estadual e federal. Os principais temas abordados serão o processo de elaboração, viabilização e gestão de projetos culturais, segundo a lógica/metodologia das legislações, políticas de apoio, e incentivo à produção cultural.
Processo seletivo
O processo seletivo acontecerá em duas etapas: A primeira é o preenchimento e envio da ficha de inscrição cujo prazo vai até o dia 30 de novembro. A segunda é de caráter eliminatório, composta por entrevistas presenciais com o objetivo de avaliar o interesse do candidato e a sua disponibilidade de horário para frequentar os dois anos de formação e por dinâmicas teatrais que irão avaliar o potencial artístico dos candidatos nas áreas a que se propõem a estudar.
Esta segunda etapa será realizada por uma banca formada por três profissionais com reconhecida atuação e experiência artística nas artes do palco.
Outras informações no site da Secretaria de Estado de Cultura.
http://www.cultura.mt.gov.br/-/5271581-mt-escola-de-teatro-abre-inscricoes-para-sete-cursos-regulares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...