quarta-feira, 16 de novembro de 2016

ANA: 2,7 milhões de estudantes fazem Avaliação

De 14 a 25 de novembro, 2.707.348 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas passarão pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) em todo o Brasil, umas das principais iniciativas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O objetivo principal é avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e em Matemática, e também as condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.
A terceira edição da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) será aplicada em 5.545 municípios, 48.860 escolas e 106.575 turmas. Por ser uma avaliação censitária e direcionada para crianças, as provas são divididas em dois dias, sempre começando pela de Língua Portuguesa. São 20 questões de Língua Portuguesa e 20 de Matemática, totalizando 40 questões.
Segundo Luana Bergmann, responsável pela Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB), os últimos resultados da ANA, referentes a 2014, apontam o desafio brasileiro para elevar a qualidade da educação ofertada desde os primeiros anos de escolarização, uma vez que a alfabetização é um dos pilares fundamentais para que as crianças possam dar continuidade plena às aprendizagens nas etapas seguintes de suas vidas.
Inclusão – A ANA 2016 inova no acesso a instrumentos de inclusão. Segundo o Censo da Educação Básica, cerca de seis mil alunos têm necessidades especiais que serão atendidas nesta edição por meio de ensalamento diferenciado, provas super ampliadas e em braile, além de provas traduzidas para vídeo libras, novo recurso adotado pelo Inep. As crianças terão ainda acesso a profissionais especializados, como ledores, transcritores e guia-intérprete, dependendo de sua deficiência.
Esta edição terá 326 atendimentos especializados para cegueira, 26 para surdocegueira, 1.080 para surdez, 4.562 para baixa visão, 86.456 para outras deficiências e transtornos. Para Eunice Santos, diretora de Gestão e Planejamento esse esforço de inclusão é fundamental para garantir o diagnóstico da alfabetização brasileira. "A ANA é um dos mais importantes instrumentos para a gestão das políticas de educação no Brasil. Precisamos garantir que nossas crianças aprendam a ler e a escrever na idade adequada", defende.
Aplicação – Mais de 44 mil pessoas estarão envolvidas na aplicação da ANA, que ocorre nas próprias escolas onde os alunos cursam o Ensino Fundamental. Todos os envolvidos passaram por capacitações e curso de alinhamento em plataforma de Ensino a Distância para garantir a coleta de dados de modo padronizado. O consórcio aplicador da edição de 2016 é composto pela Cesgranrio, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Centro de Apoio à Educação à Distância (Caed).
Confira aqui os números da ANA 2016
Assessoria de Comunicação Social 

http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/comeca-a-aplicacao-da-avaliacao-nacional-da-alfabetizacao-para-2-7-milhoes-de-alunos?redirect=http%3a%2f%2fportal.inep.gov.br%2f

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...