sábado, 12 de novembro de 2016

Jovem que visitou a NASA instiga estudantes a perseguirem sonhos

Maria, que viajou aos EUA após ser premiada em concurso de redação, palestrou para jovens de três escolas da rede pública estadual, em Canarana
Helson França Seduc-MT 

Maria Gislllanny, que trilha o caminho para se tornar astronauta: cabeça nas nuvens e pés no chão - Foto por: Mayke Toscano/Seduc-MT
Maria Gislllanny, que trilha o caminho para se tornar astronauta: cabeça nas nuvens e pés no chão
A | A
Desde que voltou da NASA no mês passado, após uma viagem de 10 dias pelos Estados Unidos, a adolescente Maria Gisllanny, de 18 anos, que trilha o caminho para se tornar astronauta, segue inspirando mentes a perseguirem seus sonhos. Nesta sexta-feira (11.11), não foi diferente. A jovem, que já foi alvo de violência física e verbal e chamada de louca devido ao seu interesse pela astronomia, dividiu sua experiência e palestrou por quase duas horas para aproximadamente 100 estudantes de três escolas públicas estaduais de Canarana, que recebe a Caravana da Transformação até sábado (12.11).
Maria, que reside em Tangará da Serra e concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual 13 de Maio, visitou a agência espacial norte-americana após ser premiada em um concurso de redação e ter contado com apoio da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc-MT). No texto, ela discorreu a respeito das vantagens da sonda Cassini em pesquisar o planeta Júpiter e enumerou os benefícios à astronomia, como consequência do referido estudo. Maria argumentou que, a partir da pesquisa, seria possível treinar a sonda para estudar planetas fora do sistema solar – os chamados exoplanetas.
“Fiquei bastante surpresa, não esperava tanta gente assim na palestra. Ou que me fizessem tantas perguntas. Os estudantes participaram comigo o tempo todo. Foi muito legal”, diverte-se a jovem.
Uma das mais empolgadas com a experiência de Maria foi a adolescente Jeniffer Santana, de 15 anos. Ela foi a primeira a chegar ao auditório da Caravana e, logo na primeira oportunidade, puxou assunto com a palestrante do dia. Assim como Maria, Jeniffer nutre um interesse enorme pela astronomia e almeja se tornar astronauta.

“Foi uma experiência maravilhosa. Nós duas temos o mesmo sonho e ela já está no caminho, superando as dificuldades, empenhada. É uma grande inspiração para todos nós”, contou Jeniffer.
Ela cursa o 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Paulo Freire e, como Maria, pretende estudar Física na universidade e, depois, aprimorar os estudos em astronomia.
“Quero ser como os grandes teólogos que revolucionaram o mundo, como o Giordano Bruno. A vontade agora é de estudar, mais e mais”, disse. Influenciado por filósofos como Platão e Hermes Trismegistus, Bruno, teólogo, escritor e astrônomo italiano, defendia, no século XVI, ideias que iam de encontro ao pensamento da igreja católica na época, como por exemplo, de que o universo era infinito e, portanto, não se resumia à Terra.
Ao contrário de Bruno, porém, que acabou morto pela igreja católica após ser acusado de heresia, Jeniffer espera que suas ideias a permitam viver longamente, até conseguir realizar o sonho de chegar o mais próximo possível das estrelas. “Como a Maria bem pontuou, não devemos desistir do que queremos realmente para nós. Os sonhos existem para que sejam realizados”.

Veja também: Vencedora de concurso da Nasa ministrará palestra para servidores

Estudante que vai para Nasa relembra sua história de superação


Após viagem à NASA estudante de Mato Grosso conta sua experiência

http://www.mt.gov.br/-/5262721-jovem-que-visitou-a-nasa-instiga-estudantes-a-perseguirem-sonhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...