sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Várzea Grande: Educação capacita lideranças para exercerem a função de diretores escolares



Foto: Robson Silva/Secom

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, promove capacitação para candidatos a diretores escolares nas unidades de ensino da Rede Pública de Várzea Grande. A ação cumpre a primeira etapa do processo previsto no artigo 59 da Lei de Gestão Democrática. A capacitação está sendo realizada na Igreja Batista Nacional do Cristo Rei e segue até o dia 26 de outubro.
O secretário de Educação, Silvio Fidélis lembra que a gestão democrática é um processo contínuo de aprendizagem, além de ser um cumprimento ao que estabelece a Lei de Diretrizes e Base de Educação. “A capacitação dos candidatos a diretores é essencial uma vez que a formação é um item obrigatório, além de ser o primeiro ciclo no processo da eleição dos futuros gestores. A formação prevê ainda o desenvolvimento de capacidade para liderança e habilidades administrativas e pedagógicas para o exercício da função de diretor escolar”, explicou.
Fidelis informa ainda que a formação continuada dos candidatos a diretores municipais fazem parte das ações definidas pela administração pública, no cumprimento de metas a fim de garantir que a escolha da nova direção escolar possa transcorrer de forma clara, e dentro das regras.
O especialista em política educacional, Doutor Gilberto Fraga de Melo, abriu o ciclo de palestra, onde abordou o tema “Papel do Gestor Escolar”. Segundo o consultor, a formação dos candidatos à direção escolar tem como foco principal, o processo de eleição bem como as estratégias durante o processo de atuação em que estiver no comando da instituição.  “É necessário que o candidato além de experiência em articulação e liderança, tenha habilidades no gerenciamento de crises e conflitos”, pontuou.
Os temas Organizações Escolares, Fortalecimento dos Conselhos Escolares, Gestão Democrática (Lei Municipal 2.380/2001/2.263/2001), A Responsabilidade pela Aprendizagem Escolar e Lideranças Prospectivas serão abordados durante a capacitação, que esta sendo realizada em período integral.
A eleição para diretores das unidades escolares será realizada no dia 25 de novembro. O município de Várzea Grande conta atualmente com 80 unidades educacionais, entre Escolas Municipais de Educação Básicas e Centro Municipais de Educação Infantil. 

Reporter Kátia Passos

http://www.varzeagrande.mt.gov.br/conteudo/16040



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...