A
política estadual de educação foi apresentada, nesta terça-feira
(28.04), para os novos membros do Conselho Estadual de Educação de Mato
Grosso (CEE). A explanação ocorreu durante a 5ª Reunião Plenária 2015,
realizada na sede do CEE, em Cuiabá.
Assuntos como Ciclo de Formação Humana, Projeto Político Pedagógico (PPP), Diversidade, Educação Infantil e Educação Especial, além da estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foram expostos pelo secretário-adjunto de Políticas Educacionais, Gilberto Fraga. “As políticas e práticas educacionais buscam atender às novas necessidades da contemporaneidade. O desafio é propiciar a todos uma educação pública com qualidade social, como expressão do compromisso com a inclusão social”, afirmou.
O secretário ressaltou que a Seduc, por meio de portaria, formou uma comissão que irá discutir o Sistema de Ensino Ciclado, com profissionais da educação e entidades ligadas à área educacional em Mato Grosso. “Nosso foco é o aluno e vamos trabalhar o pedagógico. Precisamos avançar no ensino para que os estudantes possam melhorar a proficiência”.
Além de técnicos da secretaria, a banca conta com membros do (CEE), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT), União dos Conselhos Municipais de Educação de Mato Grosso (UNCME), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Assembleia Legislativa (as três últimas ainda sem indicação de representantes). A primeira reunião da comissão está prevista para o dia 07 de maio próximo.
Sobre Educação Especial, o secretário informou que a Seduc se dispôs a definir uma política pautada nas variações, que vão desde o ingresso da pessoa com deficiência, e a longo prazo, à perspectiva de inclusão. “O Brasil começou a pensar em inclusão há pouco tempo, e a escola também. Damos acesso, mas não integração”, declarou, acrescentando que aquele que está incluído tem mobilidade por si só, o que não acontece atualmente.
Fraga declarou ainda que o acesso à aprendizagem se constitui o maior desafio para a Seduc e que o órgão não tem a menor condição de superá-lo sozinho. “A superação requer que ação governamental ganhe credibilidade na sociedade, para que juntos possamos conquistar nossos objetivos”, falou, solicitando o apoio do CEE-MT na empreitada.
O presidente da CEE-MT, Carlos Alberto Caetano, agradeceu a participação da Seduc e a presença do secretário adjunto, e colocou o Conselho à disposição para a discussão de qualquer assunto pertinente à educação na plenária. “Somos parceiros para enfrentar os desafios colocados para a nova gestão da secretaria. Estamos abertos para colaborar na construção das políticas educacionais, para que juntos possamos alcançar o direito de aprendizagem de todos os alunos”, finalizou.
Assuntos como Ciclo de Formação Humana, Projeto Político Pedagógico (PPP), Diversidade, Educação Infantil e Educação Especial, além da estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foram expostos pelo secretário-adjunto de Políticas Educacionais, Gilberto Fraga. “As políticas e práticas educacionais buscam atender às novas necessidades da contemporaneidade. O desafio é propiciar a todos uma educação pública com qualidade social, como expressão do compromisso com a inclusão social”, afirmou.
O secretário ressaltou que a Seduc, por meio de portaria, formou uma comissão que irá discutir o Sistema de Ensino Ciclado, com profissionais da educação e entidades ligadas à área educacional em Mato Grosso. “Nosso foco é o aluno e vamos trabalhar o pedagógico. Precisamos avançar no ensino para que os estudantes possam melhorar a proficiência”.
Além de técnicos da secretaria, a banca conta com membros do (CEE), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT), União dos Conselhos Municipais de Educação de Mato Grosso (UNCME), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Assembleia Legislativa (as três últimas ainda sem indicação de representantes). A primeira reunião da comissão está prevista para o dia 07 de maio próximo.
Sobre Educação Especial, o secretário informou que a Seduc se dispôs a definir uma política pautada nas variações, que vão desde o ingresso da pessoa com deficiência, e a longo prazo, à perspectiva de inclusão. “O Brasil começou a pensar em inclusão há pouco tempo, e a escola também. Damos acesso, mas não integração”, declarou, acrescentando que aquele que está incluído tem mobilidade por si só, o que não acontece atualmente.
Fraga declarou ainda que o acesso à aprendizagem se constitui o maior desafio para a Seduc e que o órgão não tem a menor condição de superá-lo sozinho. “A superação requer que ação governamental ganhe credibilidade na sociedade, para que juntos possamos conquistar nossos objetivos”, falou, solicitando o apoio do CEE-MT na empreitada.
O presidente da CEE-MT, Carlos Alberto Caetano, agradeceu a participação da Seduc e a presença do secretário adjunto, e colocou o Conselho à disposição para a discussão de qualquer assunto pertinente à educação na plenária. “Somos parceiros para enfrentar os desafios colocados para a nova gestão da secretaria. Estamos abertos para colaborar na construção das políticas educacionais, para que juntos possamos alcançar o direito de aprendizagem de todos os alunos”, finalizou.
Viviane Saggin
Assessoria Seduc/MT
Assessoria Seduc/MT
http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Secretaria-apresenta-metas-para-o-Conselho-Estadual-de-Educa%C3%A7%C3%A3o.aspx
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