Matemática
combina com artes? Para as professoras Valquíria Ramos Borges e Carmem
Lane Vieira da Silva Leal, da Escola Estadual Paulo Freire, em Primavera
do Leste, a interação das duas disciplinas pode funcionar
perfeitamente. A ideia delas foi desenvolver atividades que
fortalecessem o aprendizado usando conteúdo dessas matérias.
Para
isso, criaram o projeto a Arte da Matemática e aplicaram aos alunos do
9º ano do Ensino Fundamental. O efeito da iniciativa pode ser conferido
pela comunidade durante uma exposição dos trabalhos, que ocorreu nas
dependências da escola, no mês passado.
"O
objetivo do projeto é propiciar ao educando a interdisciplinaridade,
onde disciplinas opostas podem interagir provocando novos olhares e
formas de aprender. Nesse caso, o de proporcionar o ensino aprendizagem
na disciplina de matemática significativa, de forma que faça o aluno
descobrir a importância da mesma em seu cotidiano. E nada melhor que
aplicar na prática a teoria desenvolvida na sala de aula, com a
contribuição da disciplina de Arte", pontuaram as professoras.
Entre
um trabalho e outro exposto, os expectadores visualizaram uma mistura
de cores e figuras geométricas. Num painel, por exemplo, caricaturas,
objetos, fisionomias e animais foram retratados. Em outro, as figuras
geométricas se misturavam de forma que pareciam ser pinturas abstratas.
Mas
os alunos não queriam apenas olhar, era preciso tocar e sentir a leveza
de cada detalhe durante a visitação. Nos espaços 'filtro dos sonhos' e
'fractal' (estruturas geométricas complexas com propriedade que se
repetem em diferentes escalas) eles encontraram essa possibilidade. E
assim, os detalhes eram contemplados como se fossem elementos
decorativos.
De
acordo com a diretora Alexandra Cristina Andrade, o projeto apontou
bons resultados, melhorou o desempenho dos alunos, que passaram a ter
mais envolvimento com as disciplinas", destacou.
Percebeu-se
ainda, que a iniciativa contribuiu para atrair até os estudantes que
não gostam de matemática, por conta do raciocínio, cálculos e fórmulas.
Ou seja, os estudantes aprendem sem fazer 'cara feia' para os conteúdos.
O
Arte da Matemática começou a ser implementado no ano passado, mas as
educadoras observaram que precisava ser intensificado. Dessa forma, o
projeto ganhou credibilidade para ser executado também em 2015 e tudo
indica que terá continuidade em 2016.
Bullying
Outro
projeto bem aceito na comunidade escolar e, portanto, desenvolvido nos
últimos quatro anos (desde 2011), envolve o tema "Aqui combatemos o
Bullying". Segundo a diretora da unidade escolar este projeto é mais
amplo e envolve a participação de todos, uma vez que a proposta
pedagógica da escola é de banir qualquer tipo de discriminação, seguindo
o lema do patrono, Paulo Freire.
"Os
professores no cotidiano orientam os alunos, observam-nos e relatam à
equipe gestora casos que ocorrem em sala de aula. Até prórpios
estudantes vítimas do bullying nos procuram. Este não é um trabalho
novo, todos os anos é exposto e apresentado para comunidade, mostrando
como é desenvolvido e a atuação da instituição no combate a esse mal",
explicou a diretora.
Entre
as ações realizadas no decorrer do ano, estão a confecção de desenhos e
paródias feitos com a participação dos alunos e dos professores de
algumas disciplinas, como geografia (professora Siméia Bagordaskis),
sociologia (Francisca Leite Carvalho) e de arte, Carmen Lane.
No
dia 19 do mês passado, os alunos dos 2º anos e uma turma de 1º ano do
Ensino Médio, juntamente com a parceria da Coordenadoria Municipal de
Trânsito e Transportes Urbanos (CMTU) de Primavera do Leste, realizaram
uma ação em que abordavam os motoristas numa avenida de grande movimento
e entregavam sacolinhas de lixo, próprias para veículos, além de
exposição de trabalhos realizados por eles.
Eliana Bess
Assessoria Seduc/MT
Assessoria Seduc/MT
http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Professoras-usam-a-arte-para-aplicar-a-matem%C3%A1tica.aspx
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