domingo, 29 de novembro de 2015

Seminário vai debater importância do desenvolvimento emocional na educação


Frente da Educação no Congresso promove encontro com especialistas que são referências em inteligência emocional no mundo 
 
Resultado de imagem para desenvolvimento emocionalA Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e a Frente Parlamentar Mista da Educação promovem na terça-feira (1) o seminário internacional “O desenvolvimento socioemocional e a educação”.

O evento será realizado a partir das 9 horas, no auditório Nereu Ramos da Câmara.

Com apoio da Confederação Nacional do Comércio, os debates contarão com a participação de especialistas que são referência em inteligência emocional, como Joshua Freedman, da Califórnia; Francisco Cordão, do Brasil; Daniel Diermeier, reitor da Escola de Políticas Públicas da Universidade de Chicago; e Bahij Amin Aur, da Unesco.

A programação começa com a participação do secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, entre outras autoridades, seguida de palestras com os temas “A influência da Inteligência Emocional na Educação” (Joshua Freedman) e “Educação Profissional: Desenvolvimento de Competências Profissionais e Socioemocionais” (B. Amin Aur). A mediação será de Carlos Aldan de Araújo, diretor-executivo do Grupo Kronberg.

À tarde, mais duas mesas de debates: “Políticas Públicas para o Desenvolvimento Socioemocional na Educação” (Daniel Diermeier) e “A aplicação socioemocional na educação profissional” (Francisco Cordão); com mediação da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO).

Conceito
 

A inteligência emocional tem o conceito definido pela psicologia como a capacidade do ser humano de reconhecer os próprios sentimentos e os de outras pessoas, e, também, como a maneira de lidar com os sentimentos. Ela está relacionada à motivação e à capacidade de persistir em situações de frustrações.

Uma pessoa com inteligência emocional é capaz de controlar a impulsividade e o estresse, entre outras habilidades que contribuem para a melhoria na aprendizagem e o crescimento profissional.

Controlar estresse
 

De acordo com o psicólogo americano Daniel Goleman, o controle das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência. Ele ressalta que as pessoas dotadas de inteligência emocional geralmente são bem equipadas para tolerar o estresse e controlar seus impulsos.

A inteligência emocional é reconhecida por muitos estudiosos como a solução para evitar muitos problemas rotineiros. O psiquiatra Augusto Cury avalia que ela ajuda o indivíduo a alcançar qualidade de vida, felicidade e crescimento profissional.

Indicadores
 

Pesquisas indicam que 80% dos casos de demissão nas empresas são por problemas emocionais, apenas 13,7% são por incapacidade técnica (Fonte: Consultoria Catho).

Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que a depressão será a principal causa de afastamento do trabalho nos próximos anos, e que 70% das crianças e adolescentes disseram presenciar algum tipo de bullying no ambiente em que vivem, sendo que 80% dos adolescentes apresentam sintomas de insegurança ou timidez. Metade dos vestibulandos apresentam sintomas de depressão (Fonte: UFRGS).

Palestrantes: 
 

- Francisco Aparecido Cordão - Presidente do Instituto de Projetos Sociais e Tecnológicos de São Paulo/SP – IPSO; membro do conselho diretor do Instituto de Qualidade no Ensino (Câmara Americana de Comércio); consultor do programa “Aprendendo a aprender”, da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo, para o projeto “Centro Experimental Público de Educação Profissional”; membro do conselho diretor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo;
- Joshua Freedman – Dirige uma das mais amplas redes de profissionais e pesquisadores de inteligência emocional no mundo – a Six Seconds, que tem escritórios e representantes em 25 países. Ele desenvolveu em parceria com colegas o “EQ Treinamento de Certificação Six Seconds”, que ele tem aplicado nos cinco continentes como treinamento mestre para milhares de profissionais que buscam ferramentas práticas para aprender e ensinar inteligência emocional. Freedman é autor de “No Coração da Liderança”, “A Organização Vital”, e “Mudar por Dentro: Transformando sua organização com Inteligência Emocional”;
- Daniel Diermeier - Decano da Faculdade de Políticas Públicas de Harris e Emmett Dedmon; professor de Administração Pública na Universidade de Chicago. Suas aulas e pesquisas têm foco na teoria política formal, as instituições políticas, a interação dos negócios e da política, análise de texto, percepção pública, crise e reputação de gestão. Ele publicou dois livros e mais de 80 artigos de pesquisa em revistas acadêmicas, principalmente nos campos da ciência política, economia e gestão, mas também em outras áreas que vão desde a linguística, sociologia e psicologia para ciência da computação e matemática aplicada. Diermeier é membro da Academia Americana de Artes e Ciências, da Fundação Guggenheim e do Instituto Canadense de Pesquisa Avançada (Cifar). Suas pesquisas tiveram destaque mundial em meios de comunicação, tais como o Wall Street Journal, The Economist, Business Week, Financial Times, Fortune e The New York Times;
- Dr. Bahij Amin Aur - Consultor em Educação de instituições públicas e privadas de educação básica, profissional e superior, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cultura (MinC) e de secretarias estaduais. Foi diretor regional do Senac/SP, secretário de Mão de Obra do Ministério do Trabalho, presidente do Conselho Deliberativo do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps/SP) e membro dos Conselhos Estadual e Municipal de Educação/SP.
Da Redação
Com informações da 4ª Secretaria

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