Conheça ações que tornaram escola Leocádio Rosa a melhor do Centro-Oeste - Foto por: Rafaella Zanol / GCom-MT
O
acompanhamento pedagógico melhora e estimula o aprendizado dos
estudantes. A prática, no entanto, depende do engajamento da equipe. A
aplicabilidade desse formato na gestão escolar rendeu à Escola Estadual
Odorico Leocádio Rosa, de Rondonópolis, o título de melhor da região
Centro-Oeste, na final do Prêmio Gestão Escolar 2015. A escolha à etapa
nacional acontecerá no início de dezembro, em Brasília, entre cinco
representantes, uma de cada região do país.
Mas esta é apenas uma das iniciativas
que fizeram com que a escola se destacasse. A proposta pedagógica
consiste em avaliações no início, meio e fim de ano, para traçar um
diagnóstico de desempenho dos estudantes. No entanto, a Escola Odorico
Leocádio tem na gestão a parceria com os pais, o comprometimento dos
profissionais com a escola, além de oferecer uma diversidades de
projetos pedagógicos, entre eles esportivos e musicais, para o público
escolar.
Também dispõe de sala multifuncional
para atendimento aos alunos portadores de deficiência. Atualmente,
frequentam o local um aluno cego, dois autistas, um com lesão cerebral e
estudantes que apresentam déficit intelectual (DI), conforme laudo
médico e parecer pedagógico.
Os alunos que não conseguem acompanhar o
ritmo da turma recebem apoio por meio da sala de recurso. “Para avançar
no processo, precisam do apoio não só da escola, mas da família, em
casa. Com o acompanhamento desses casos, a escola obtém uma boa
avaliação interna e externamente, conforme apontou o último Ideb”,
explicou a diretora Eulália Vieira de Melo.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental a
pontuação foi de 7,2, e nos anos finais, atingiu 5.4. Segundo a
diretora, a diferença se dá, porque na fase inicial a gestão consegue
juntar os professores para o planejamento coletivo. E nos outros esse
trabalho fica mais difícil devido a rotatividade dos professores (dupla
jornada de trabalho, lecionam em outras escolas).
Projetos eficientes
O fato de optar por projetos menores e
em maior variedade também surtiu melhor efeito na proficiência dos
estudantes. Os projetos grandes, segundo a diretora, eram dispendiosos,
tomavam muito tempo e os resultados eram mais demorados.
“Os professores executam mini projetos
em salas de aulas e depois realizamos a culminância dos resultados em
eventos como feiras do conhecimento”, pontuou ela, destacando a arte e
cultura que abordam pintores locais e trabalhadas várias disciplinas; a
gincana de matemática, com dois alunos destaques em 2015, feira de
ciências, teatro, música, esportes, entre outros.
Um detalhe: a escola não tolera alunos
faltosos. “Ligamos para os pais e se for o caso, até buscamos para que
não percam conteúdo. Comunicamos o Conselho Tutelar, e tomamos as demais
providências”, informou Eulália.
Cardápio diferenciado a cada dia da
semana é servido na merenda e o recreio é dirigido, ou seja, alunas que
estudam de manhã vão à tarde para monitorar as atividades recreativas,
como jogos de xadrez, dama e dominó, quebra-cabeça, pula-corda,
amarelinha, entre outras.
“Adoro quando tem salada de frutas. É
minha merenda preferida, apesar de a maioria gostar de cachorro quente”,
explicou a estudante Mariana Torres Lima, 10 anos. Conforme o cardápio
estampado para conhecimento de todos, também foram servidas no mês de
novembro, macarrão com carne, bolo com suco natural, sopa de macarrão
com carne moída e legumes, risoto de frango com creme de milho, iogurte e
bolacha de água e sal, entre outros.
A Escola, que tem aproximadamente 930
alunos, conta com outras parcerias, envolvendo as Secretarias Municipais
de Educação e de Saúde, Promotoria da Infância e Juventude e igrejas.
Sobre a representatividade no Prêmio Gestão Escolar 2015, a diretora
afirma que “é mérito desse envolvimento, da parceria, pai, escola,
comunidade”.
Gestão escolar
O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é
realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação
(Consed) para estimular a melhoria da gestão das escolas públicas com o
objetivo de garantir educação de qualidade. No caso, a discussão remete
ao desempenho dos estudantes, as necessidades de infraestrutura e as
condições de trabalho dos professores e funcionários, portanto deve
envolver gestores, professores, alunos, funcionários, pais e parceiros.
O Prêmio serve como mecanismo para
reconhecer boas práticas, incentivar seu aprimoramento e promover ações
que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando
boas estratégias.
No início de dezembro o país conhecerá a
melhor escola pública, que se consagrará com o título de Melhor Gestão
Escolar 2015, recebendo R$ 30 mil para a escola e R$ 6 mil para a
diretora.
“A escola é nota 10, se tiver mil é
1000. É muito bom poder participar desse processo, tenho duas filhas que
estudam aqui. Venho quase todo dia na escola, sou um pai presente,
acompanho as ações que são desenvolvidas aqui, um trabalho muito bom”,
declarou Gelson Borges Medeiros, sem esconder a torcida.
http://www.mt.gov.br/-/conheca-acoes-que-tornaram-escola-melhor-do-centro-oeste
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