Representantes de associações, entidades e conselhos que atendem pessoas com deficiência e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participaram da segunda reunião para o desenvolvimento da Política Pública de Educação Especial, realizada na sede da secretaria. O trabalho instituído por portaria tem 120 dias para ser concluído, a contar da data de publicação, e tem o intuito de estabelecer parâmetros que garantam e ampliem o atendimento aos alunos com deficiências e transtornos.
Os participantes da reunião foram divididos em subcomissões que vão discutir quais ações são prioritárias para as devidas especificidades. Os cinco subgrupos são: deficiência intelectual, auditiva e surdo, física e mobilidade, transtorno e síndrome, visual e cegos. Os participantes devem trazer os resultados dos estudos temáticos que fizeram durante esse período já na próxima reunião, marcada para o dia 23 novembro.
De acordo com o coordenador de Educação Especial da Seduc Marcino Oliveira, a agenda de trabalho determinada pela secretaria tem sido cumprida à risca, para garantir que a educação estadual avance com qualidade, seguindo o lema do Governo do Estado: "Nenhum mato-grossense ficará para trás". Marcino Oliveira destaca que existem melhorias, mas não políticas públicas para garantir o direito do acesso e permanência das pessoas com deficiência nas escolas, e é isso que o grupo realiza.
"Enquanto mãe e participante da associação, estou feliz com a abertura desse governo, que sinalizou o pioneirismo para atender as necessidade de educação e saúde dos estudantes. Essa é a primeira vez que os movimentos sociais são chamados para desenvolver políticas que irão impactar na vida das pessoas", disse a representante da Associação dos Amigos dos Autistas, Solaniara Márcia da Silva.
Professora de Linguagens da Unemat, do campus de Cáceres, Vera Regina Martins e Silva representa o Conselho Estadual de Educação. A educadora desenvolve trabalhos de pesquisa sobre o tema há mais de 30 anos, desde o nascimento do filho com deficiência intelectual, e hoje coordena o Mestrado Profissional em Letras da Unemat. "Acreditamos que a formação de uma política pública de Estado é o caminho para assegurarmos direitos da pessoa com deficiência em Mato Grosso. Queremos que a inclusão seja realidade para todos que necessitam e com amparo legal".
Atendimento
Em Mato Grosso existem quatro escolas de educação especial: Raio de Sol, Live Aprender e Centro de Atendimento ao Deficiente Auditivo (Ceada), em Cuiabá; e Célia Duque e Luz do Saber, em Várzea Grande.
ALINE COELHO
Assessoria/Seduc-MT
Assessoria/Seduc-MT
http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Entidades-participam-de-cria%C3%A7%C3%A3o-de-pol%C3%ADtica-p%C3%BAblica.aspx
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