sábado, 13 de junho de 2015

Seduc apoia engajamento de jovens nas causas ambientais e sociais da escola

Os jovens são peças fundamentais na transformação social enquanto buscam a atuação construtiva da sociedade e é nesse momento que os gestores escolares e professores podem atuar como orientadores, abrindo espaços e oportunidades, considerando os alunos como parceiros e colaboradores. Essa foi a mensagem deixada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) no encerramento do Encontro Pós VI Conferência Nacional Infantojuvendil pelo Meio Ambiente (CNJIMA), na tarde desta quarta-feira (10.06), em Cuiabá.

Segundo o secretário adjunto de Políticas Educacionais da Seduc-MT, Gilberto Fraga, a escola precisa ouvir mais os jovens, e os professores precisam entender suas necessidades, à partir dos conhecimentos que eles expressam. “Os jovens têm muita coisa para dizer, e é fundamental que as escolas os tenham como sujeitos protagonistas do seu futuro, agora. Se entendermos isso, conseguiremos transformar a escola de, apenas, ‘ensino de aprendizagem’ em comunidade de aprendizagem”, afirmou, destacando que no evento estavam presentes muitos jovens protagonistas, que deixaram a condição de espectador para atuar na produção e difusão de ações em suas comunidades.

Na oportunidade, a Seduc-MT fez o chamamento para que todos se envolvam nas questões escolares, como processos eleitorais de gestores, criação de comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – COM-VIDA, Coletivos Jovens, reuniões, etc. Além disso, se colocou à disposição para orientações, esclarecimentos e apoio no que precisarem.

O Encontro reuniu alunos, entre 11 e 16 anos, de 60 escolas municipais e estaduais, de cerca de 30 municípios, que foram delegados na VI CNJIMA. Exercendo essa função, os jovens vêm atuando no desenvolvimento de projetos visando a potencialização e o fortalecimento da educação ambiental de suas escolas e comunidades, para que elas se constituam como referências concretas de sustentabilidade socioambiental.

Como parte da oficina de Educomunicação, realizada durante o Encontro, e com objetivo de dar continuidade ao debate e ao compartilhamento de experiências, o grupo criou uma página no Facebook. Confira: https://www.facebook.com/pages/P%C3%B3s-Confer%C3%AAncia-Meio-Ambiente-Mato-Grosso/1583043348615822

http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Seduc-apoia-engajamento-de-jovens-nas-causas-ambientais-e-sociais-da-escola.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...