Protagonismo juvenil, organização e gestão democrática da escola, currículo do ensino médio e o desafio da Formação Humana Integral e os programas de formação de professores são os principais temas do III Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – Avaliação, Desafios e Perspectivas e Seminário Estadual de Formação Continuada dos Professores do Ensino Médio. A programação integrada ocorre até quinta-feira (18.06), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
Cerca de 150 professores, docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), profissionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e estudantes do ensino médio participam do encontro, realizado pela UFMT, Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Comfor) e Seduc-MT.
Na abertura da programação, o secretário adjunto de Políticas Educacionais da Seduc, Gilberto Fraga, destacou que o modelo de ensino que estimula o trabalho coletivo forma cidadãos autônomos e críticos. “É um elemento fundamental na construção de uma escola democrática. Para isso, o desafio que temos é de implementar a prática de ouvir os estudantes e dar-lhes o entendimento do que está sendo falado”.
Através do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, regulamentado pela Portaria Ministerial nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, o Ministério da Educação, as secretarias estaduais e distritais assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio, nas áreas rurais e urbanas.
Segundo Fraga, a determinação do Governo Federal, em parceria com as secretarias estaduais de educação e as escolas, de propor o projeto para inovações no Ensino Médio e a reflexão deste ensino é algo que já está sendo feito. “Vamos continuar desenvolvendo ações que envolvam estudantes e profissionais da educação para que a Seduc/MT possa definir melhor suas políticas públicas”.
Para o presidente da Associação Mato-grossense dos Estudantes Secundaristas (Ames), Juarez da Rocha, é importante o envolvimento da comunidade escolar, principalmente dos jovens, para que todos possam dar suas opiniões, expor suas questões, compartilhar suas experiências e seu conhecimento. “A formação dos professores também é algo essencial. São eles que formam a sociedade, e esta sociedade, que está sendo formada hoje, somos nós, alunos, que estamos ouvindo e assimilando os conhecimentos que eles nos trazem”, ressaltou.
A cerimônia de abertura contou ainda com a participação da coordenadora adjunta do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Mato Grosso e professora da UFMT, Luciane de Almeida Gomes e do coordenador Comfor e também professor da UFMT, Carlos Rinaldi.
Programação:
Na tarde desta terça-feira (16.06), os participantes terão a oportunidade de ouvir uma das maiores referências do Ensino Médio Inovador no Brasil, Carlos Artexes Simões, do Grupo de Trabalho do Ensino Médio – MEC/Universidades. Ele aborda a questão do Ensino Médio no Horizonte dos Jovens Brasileiros.
A partir de amanhã, as atividades serão desenvolvidas em cinco grupos de trabalho (GTs): O currículo do Ensino Médio e o desafio da Formação Humana Integral; O jovem como sujeito do Ensino Médio – Identidade; Áreas de Conhecimento e Integração Curricular; Organização e Gestão Democrática da Escola – Protagonismo Juvenil; e Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio.
Informações: (65) 3313-7219.
Viviane Saggin
Protagonismo juvenil, organização e gestão democrática da escola, currículo do ensino médio e o desafio da Formação Humana Integral e os programas de formação de professores são os principais temas do III Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – Avaliação, Desafios e Perspectivas e Seminário Estadual de Formação Continuada dos Professores do Ensino Médio. A programação integrada ocorre até quinta-feira (18.06), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
Cerca de 150 professores, docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), profissionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e estudantes do ensino médio participam do encontro, realizado pela UFMT, Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Comfor) e Seduc-MT.
Na abertura da programação, o secretário adjunto de Políticas Educacionais da Seduc, Gilberto Fraga, destacou que o modelo de ensino que estimula o trabalho coletivo forma cidadãos autônomos e críticos. “É um elemento fundamental na construção de uma escola democrática. Para isso, o desafio que temos é de implementar a prática de ouvir os estudantes e dar-lhes o entendimento do que está sendo falado”.
Através do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, regulamentado pela Portaria Ministerial nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, o Ministério da Educação, as secretarias estaduais e distritais assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio, nas áreas rurais e urbanas.
Segundo Fraga, a determinação do Governo Federal, em parceria com as secretarias estaduais de educação e as escolas, de propor o projeto para inovações no Ensino Médio e a reflexão deste ensino é algo que já está sendo feito. “Vamos continuar desenvolvendo ações que envolvam estudantes e profissionais da educação para que a Seduc/MT possa definir melhor suas políticas públicas”.
Para o presidente da Associação Mato-grossense dos Estudantes Secundaristas (Ames), Juarez da Rocha, é importante o envolvimento da comunidade escolar, principalmente dos jovens, para que todos possam dar suas opiniões, expor suas questões, compartilhar suas experiências e seu conhecimento. “A formação dos professores também é algo essencial. São eles que formam a sociedade, e esta sociedade, que está sendo formada hoje, somos nós, alunos, que estamos ouvindo e assimilando os conhecimentos que eles nos trazem”, ressaltou.
A cerimônia de abertura contou ainda com a participação da coordenadora adjunta do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Mato Grosso e professora da UFMT, Luciane de Almeida Gomes e do coordenador Comfor e também professor da UFMT, Carlos Rinaldi.
Programação:
Na tarde desta terça-feira (16.06), os participantes terão a oportunidade de ouvir uma das maiores referências do Ensino Médio Inovador no Brasil, Carlos Artexes Simões, do Grupo de Trabalho do Ensino Médio – MEC/Universidades. Ele aborda a questão do Ensino Médio no Horizonte dos Jovens Brasileiros.
A partir de amanhã, as atividades serão desenvolvidas em cinco grupos de trabalho (GTs): O currículo do Ensino Médio e o desafio da Formação Humana Integral; O jovem como sujeito do Ensino Médio – Identidade; Áreas de Conhecimento e Integração Curricular; Organização e Gestão Democrática da Escola – Protagonismo Juvenil; e Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio.
Informações: (65) 3313-7219.
Cerca de 150 professores, docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), profissionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e estudantes do ensino médio participam do encontro, realizado pela UFMT, Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Comfor) e Seduc-MT.
Na abertura da programação, o secretário adjunto de Políticas Educacionais da Seduc, Gilberto Fraga, destacou que o modelo de ensino que estimula o trabalho coletivo forma cidadãos autônomos e críticos. “É um elemento fundamental na construção de uma escola democrática. Para isso, o desafio que temos é de implementar a prática de ouvir os estudantes e dar-lhes o entendimento do que está sendo falado”.
Através do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, regulamentado pela Portaria Ministerial nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, o Ministério da Educação, as secretarias estaduais e distritais assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio, nas áreas rurais e urbanas.
Segundo Fraga, a determinação do Governo Federal, em parceria com as secretarias estaduais de educação e as escolas, de propor o projeto para inovações no Ensino Médio e a reflexão deste ensino é algo que já está sendo feito. “Vamos continuar desenvolvendo ações que envolvam estudantes e profissionais da educação para que a Seduc/MT possa definir melhor suas políticas públicas”.
Para o presidente da Associação Mato-grossense dos Estudantes Secundaristas (Ames), Juarez da Rocha, é importante o envolvimento da comunidade escolar, principalmente dos jovens, para que todos possam dar suas opiniões, expor suas questões, compartilhar suas experiências e seu conhecimento. “A formação dos professores também é algo essencial. São eles que formam a sociedade, e esta sociedade, que está sendo formada hoje, somos nós, alunos, que estamos ouvindo e assimilando os conhecimentos que eles nos trazem”, ressaltou.
A cerimônia de abertura contou ainda com a participação da coordenadora adjunta do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Mato Grosso e professora da UFMT, Luciane de Almeida Gomes e do coordenador Comfor e também professor da UFMT, Carlos Rinaldi.
Programação:
Na tarde desta terça-feira (16.06), os participantes terão a oportunidade de ouvir uma das maiores referências do Ensino Médio Inovador no Brasil, Carlos Artexes Simões, do Grupo de Trabalho do Ensino Médio – MEC/Universidades. Ele aborda a questão do Ensino Médio no Horizonte dos Jovens Brasileiros.
A partir de amanhã, as atividades serão desenvolvidas em cinco grupos de trabalho (GTs): O currículo do Ensino Médio e o desafio da Formação Humana Integral; O jovem como sujeito do Ensino Médio – Identidade; Áreas de Conhecimento e Integração Curricular; Organização e Gestão Democrática da Escola – Protagonismo Juvenil; e Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio.
Informações: (65) 3313-7219.
http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Ensino-M%C3%A9dio-e-forma%C3%A7%C3%A3o-continuada-de-professores-s%C3%A3o-temas-de-semin%C3%A1rios.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário