sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Dia D com foco no Projeto Pedagógico será na próxima segunda-feira (11)

ALINE MARQUES
Assessoria/Seduc-MT
Professores, funcionários, alunos e a comunidade escolar em geral estão convidados a participarem do dia D da Educação em sua respectiva unidade escolar. Na próxima segunda-feira (11), as 744 escolas estaduais de Mato Grosso destinarão o dia para discussão com toda a comunidade escolar para, juntos, refletirem a respeito de como está a escola e em que precisa avançar. Segundo a Secretária Adjunta de Políticas Educacionais (da SAPE), Ema Marta Dunck Cintra, o Dia D, que começou a ser desenvolvido na rede em 2007 pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), neste ano trabalhará com a temática “Dia D com foco no PPP (Projeto Político Pedagógico)”.
Ema Marta, à frente da SAPE, portanto, lembra que "há um trabalho desencadeado em todas as superintendências da SAPE que prevê a revisão e reorganização dos PPPs escolares para o biênio 2014/2015, observando o diagnóstico e os indicadores das unidades, para que a escola se "fotografe" e ocorram os avanços em seu Plano de Ação, de forma a atender às reais necessidades e desafios". Já se iniciaram, inclusive, formações neste sentido, via Cefapro, organizadas pela Superintendência de Formação, bem como orientações aos CDCEs escolares e às equipes gestoras, por meio da Superintendência de Gestão Escolar. A Superintendência de Diversidades, por sua vez, tem discutido o olhar inclusivo no PPP, em consonância com os Movimentos Sociais e as políticas afirmativas.
De acordo com a Coordenadora do Ensino Médio, da Superintendência de Educação Básica, Dariluce Gomes da Silva, o tema escolhido neste ano converge com o momento em que as escolas estão em processo de elaboração e revisão. Assim, para o seu PPP, a escola deve fazer o estudo da atual situação da unidade e das mudanças e projetos que pretende implementar no período. Por isso, Dariluce Gomes reforça a importância da presença da comunidade neste dia D. “Os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar podem opinar e propor mudanças, apresentar sugestões.  É um momento de reflexão da escola sobre as suas práticas, seus resultados, seu desempenho, seus índices e as metas a partir destes” diz.
A coordenadora frisa que as unidades devem analisar os indicadores, os índices de evasão e reprovação, entre outros, e buscar mudanças. “É uma data muito expressiva e que foi fixada no calendário escolar coincidindo com o Dia do Estudante; trata-se de um dia bastante sugestivo para a escola pensar se as práticas estão de fato garantindo o direito de aprendizagem dos alunos, evidenciando experiências exitosas e pensando sobre as fragilidades e desafios” ressalta.
Segundo o diretor da Escola Estadual Pascoal Ramos, em Cuiabá, Welson Mesquita de Oliveira, o Dia D é o momento de expor o que está dando certo e o que precisa ser mudado. O professor relembra que, no ano passado, por exemplo, a discussão foi em torno da importância do trabalho dos Conselhos Deliberativos. “Muita coisa mudou após o Dia D; uma delas é a conscientização dos alunos e comunidade escolar. Fazemos um trabalho diferenciado trazendo a comunidade para a escola” diz.
A Diretora da Escola Estadual Maria Hermínia Alves, Hélia Ormond, diz que muitos avanços foram observados com a execução do Dia D. Ela diz que, a cada ano, a presença da comunidade é mais maciça neste dia de discussões. “Hoje, por exemplo, os pais já sabem o que é PPP e da importância de contribuir para a sua formulação. Quando falamos em índices do IDEB, ENEM,  a comunidade escolar também já domina o assunto. Eles sabem o quanto é importante participar. E várias sugestões dos pais apresentadas ano passado já estão sendo colocadas em prática” diz Hélia Hormond.
Entre as proposições para o Dia D estão a divulgação da série histórica dos indicadores de promoção (aprovação), reprovação (retenção), abandono (do Ensino Fundamental e Médio), IDEB (proficiência e fluxo) e do Enem, entre outros. Através do conhecimento dos dados e análise coletiva dos mesmos numa visão diagnóstica, a escola, junto com a comunidade, deve buscar alternativas para subsidiar a revisão e reorganização do seu PPP.

http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=14510&parent=20

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