quarta-feira, 28 de maio de 2014

EMEBs se preparam para concurso de dança temática sobre Copa do Mundo

Foto: Rosane Brandão 
Rosane Brandão
Secom Cuiabá
Pelo menos 24 escolas municipais de Cuiabá estão se preparando para participar de um concurso de dança que tem como tema a Copa do Mundo. Os alunos das escolas participantes apresentarão coreografias de danças folclóricas dos oito países que jogarão a primeira fase da copa do mundo na Arena Pantanal.
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o evento faz parte do projeto “Educando com a Copa”, atividade que integra as ações de mobilização para a Copa do Mundo FIFA 2014.
A primeira etapa do concurso, que irá selecionar quatro escolas para concorrer na grande final, será realizada nesta quinta-feira (29) das 8h às 11h30 e das 14h às 18h, no auditório da SME.
Para garantir uma bela apresentação no dia do concurso, que vai avaliar a habilidade e criatividade dos alunos participantes, as escolas estão se dedicando e caprichando nos ensaios.
A escola Maria Tomich Monteiro, do bairro Ribeirão do Lipa, é uma das unidades de ensino que está levando a sério o concurso e pegando firme nos ensaios. Dez alunos, com idade entre 11 e 12 anos, fazem parte do grupo de bailarinos, que representarão o Chile com a dança Cueca.
A professora Bia Moraes, articuladora do Programa Mais Educação da escola, diz que o evento também contribui para o ensino-aprendizado dos alunos, pois todos tiveram que pesquisar sobre a história do país, aprendendo sobre a cultura, culinária, dança, figurino, entre outras informações.
“Eles estão vivenciando esse momento tão importante e aprendendo muito”, disse a professora, acrescentando que os alunos estão confiantes e preparados para a competição. “Eles já evoluíram bastante, estão até aprendendo a lidar com a timidez”.
Os alunos da escola Alzira Valladares, do bairro Jardim Cuiabá, que vão representar o Japão, também estão empenhados e ansiosos para participar. A articuladora do Mais Educação da escola, Lídia Antônia  de Siqueira, explica que o grupo de dança é formado só por meninas, num total de 11 alunas, de 7 a 9 anos de idade.
Elas vão representar a dança da gueixa japonesa. “Estamos pegando firme nos ensaios e vamos fazer uma excelente apresentação. Vamos competir para ganhar”, ressaltou a articuladora.
Segundo a coordenadora geral do projeto, Edilene de Souza Machado, o “Educando com a Copa” pretende estimular nos alunos a realização de pesquisas sobre a história, geografia, política, cultura (culinária e folclore) e esportes dos países que jogarão em Cuiabá. Visa também propiciar a integração de toda a comunidade escolar nos preparativos para a Copa do Pantanal.
O concurso de dança vai premiar com um Day Use no Sesi Park os alunos e o professor que conquistarem o primeiro lugar. Os três melhores colocados receberão troféu e medalhas.
As escolas representarão as danças típicas dos países da Colômbia, Japão, Coréia do Sul, Chile, Austrália, Rússia, Nigéria e Bósnia.
Gincana cultural – oprojeto “Educando com a Copa” também vai realizar a gincana cultural. Pelo menos 19 escolas participarão dessa atividade, cuja eliminatória vai ocorrer na sexta-feira (30), também das 8h às 11h30 e das 14h às 18h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A grande final será no dia 5 de junho, às 9h.
A gincana cultural foi dividida em três etapas. A primeira com perguntas de conhecimentos gerais e específicos dos oito países; na segunda etapa cada equipe participante deverá apresentar um aluno uniformizado com traje da seleção brasileira e fazer embaixadinha; e por fim, tarefas surpresas, que serão conhecidas pelos participantes apenas no decorrer dos trabalhos da gincana.
A premiação da gincana será troféu e medalha para os três primeiros colocados, mais uma TV de 50 polegadas para cada membro da equipe que ficar em primeiro lugar; o segundo lugar ganhará um notebook; e o terceiro um smartphone.
As escolas municipais que participarão do projeto Educando com a Copa são: Professora Joana Dark; Marechal Cândido Rondon; Novo Renascer; Antônio Ferreira Valentim; Maria Tomich Monteiro; Maria da Glória de Souza; Doutor Fábio Firmino Leite; Maria Dimpina; Ulisses Guimarães; Professor Ranulpho Paes de Barros; Lenine de Campos; Nossa Senhora Aparecida; Hebert de Souza; 8 de Abril; Quintino Pereira; Santa Cecília; Doutor Orlando Nigro; Hilda Caetano; Alzira Valladares; José Torquato; Silva Freire; Ana Tereza Arcos Krause; Gracildes Melo Dantas; Raimundo Pombo; Benedita Xavier; Zeferino Leite; Darcy Ribeiro; e Irmã Maria Betty.

http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/escolas-se-preparam-para-concurso-de-danca/8974

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...