quarta-feira, 26 de novembro de 2014

EMEB Liberdade pode fechar portas

Localizada no bairro Osmar Cabral, escola municipal com 386 alunos pode encerrar atividades por não pagar aluguel a igreja católica


JOANICE DE DEUS
Da Reportagem


Após 12 anos de funcionamento, a Escola Municipal Liberdade, localizada no bairro Osmar Cabral, em Cuiabá, pode fechar as portas. A possibilidade preocupa pais e estudantes, que não concordam com o encerramento das atividades educacionais ofertadas do 4° ao 9º ano e temem não encontrar vagas disponíveis em unidades da região. 

“Inesperadamente fomos simplesmente comunicados que a escola ia fechar e ninguém foi consultado sobre essa decisão. Esta é uma boa escola e é a mais perto que tem por aqui”, comentou Ivonete Araújo, de 34 anos, mãe de Vitor, que atualmente cursa o 4º ano. 

Aluno do 7º ano, Juan Anthony, de 12 anos, está preocupado com a distância. “Já tenho que pegar ônibus e se tiver que mudar de escola vou ter que sair mais cedo de casa”, lamentou o garoto que mora do Tijucal. 

Funcionários do colégio, que não quiseram se identificar, afirmaram que o risco de muitos alunos não conseguir se matricularem em outras unidades da região é grande. “A demanda de crianças aqui é muito grande. Direto há pais que procuraram vagas para matricular os filhos”, garantiu um dos servidores. 

Com 386 alunos, a Escola Liberdade funciona em um prédio alugado pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida à Secretaria Municipal de Educação (SME) e que fica atrás da Igreja São Francisco de Assis. Por telefone e pessoalmente, a reportagem do Diário tentou falar com o frei Gilberto, mas não conseguiu. A informação é de que ele está viajando. 

Lideranças da comunidade católica, que preferiram não divulgar os nomes, comentaram que a devolução do prédio foi solicitada pela igreja devido ao não pagamento do aluguel no valor de R$ 1.300,00 e a falta de manutenção da estrutura física, que se encontra em situação precária. 

Além disso, a intenção é que o prédio seja reformado e passe ser utilizado para atividades da igreja, como catequese. Segundo as lideranças, os motivos para a não renovação do contrato entre a Igreja e a SME são explicados durante as missas e cartazes que deverão ser fixados na escola. 

Por meio da assessoria de imprensa, a SME garantiu que a Escola Liberdade não será fechada, mas que o atendimento será suspenso temporariamente. A SME ainda não conseguiu locar outro prédio na região para abrigar a unidade. 

O órgão municipal garantiu também que nenhum aluno matriculado na unidade ficará fora da escola. “Os alunos do 3º ciclo (7º, 8º e 9º ano) serão atendidos na escola estadual Juarez dos Anjos, construída justamente para atender essa demanda, pois, conforme a Lei de Diretrizes e Base da Educação, os anos finais devem ser atendidos pelo estado e os anos iniciais pelo município. Quanto aos alunos do 2º ciclo (4º, 5º e 6º ano), eles serão atendidos na Escola Municipal Constança Figueiredo Palma”, informou. 

Já os servidores serão remanejados para outra escola. Em relação ao aluguel atrasado a Secretaria informou que o pagamento está em dia, apenas os meses de fevereiro e março que não foram pagos por problemas no contrato do aluguel. “No entanto, a situação já está sendo resolvida”, afirmou. 


http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=462326

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...