segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Comunidade do Pedra 90 prestigia evento do programa Mais Educação

Foto: Jorge Pinho

Pelo menos 1,5 mil pessoas, entre alunos, professores e pais, estiveram presentes nesta sexta-feira (26) na praça Cultural do bairro Pedra 90, para prestigiar o projeto Setembro com Mais Educação. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, reuniu alunos de 16 escolas municipais da regional Sul para comemorar os seis anos de implantação do Programa Mais Educação. 
Segundo o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, pelo menos 16,4 mil alunos são atendidos pelo programa nas escolas da rede municipal, mas a intenção é potencializar esse atendimento em pelo menos 50% dos alunos. “Este é um dos programas realizados pela rede municipal que temos o maior carinho, pois sabemos dos resultados positivos que ele tem dado aos alunos”, disse o secretário. 
“O sucesso do evento mostra as coisas brilhantes que nossos alunos são capazes de fazer e tudo isso é possível porque nossos profissionais fazem um bom trabalho”, observou a secretária-adjunta, Marioneide Kliemaschewski.
Cada escola escolheu uma das oficinas desenvolvidas com os alunos para apresentar no evento, entre elas a de dança, teatro, capoeira, siriri, coral, balé e música.
Participaram do evento as escolas Gastão de Matos Muller (dança e cantiga de roda); Ministro Marcos Freire (teatro); Tereza Benguela (balé); Padre Pombo (dança); José Torquato (dança de siriri); São Sebastião (capoeira); Onofre de Oliveira (coral); Francisco Pedroso (coral) Darcy Ribeiro (dança); Joana Dark (dança); e as escola rurais Novo Renascer (dança) e Herbert de Souza (coral). 
Foto: Jorge Pinho
As escolas Jesus Criança, Maria Dimpina, Ana Tereza Arcos Krause (Foto) fizeram a abertura do evento com apresentações de fanfarra e banda musical. 
“Eventos como esse são muito importantes para a socialização dos alunos, principalmente para os mais tímidos que precisam ter esse contato com outros alunos. Além disso, é positivo também para os professores, pela troca de experiências”, ressaltou a diretora da escola Gastão Muller, Maria Rita Martins.
“Por serem lúdicas, as oficinas atraem a atenção e a concentração dos alunos e isso contribui para o ensino-aprendizado”, observou a articuladora da escola Gastão Muller, Roselaine Ferreira. 
A aluna da escola Darcy Ribeiro, Erica Ribeiro, 11 anos, se apresentou com a dança cultural da Rússia e, apesar do nervosismo, conseguiu fazer uma bela apresentação ao lado das colegas. “Foi a primeira vez que me apresentei para um público tão grande, mas deu tudo certo. Eu adorei poder mostrar o que sei fazer para outras pessoas”. 
A professora de dança de Erica, Giovana Nascimento, disse que a dança é uma das oficinas que mais chama a atenção dos alunos. São 60 alunos matriculados em sua turma. “O ritmo da música atrai as crianças e ela influencia positivamente no aprendizado e no comportamento delas”.
O evento contou com a participação das escolas Osmar Cabral, São Sebastião, Floriano Bochenecki, Silva Freire e Maximiano Arcanjo da Cruz e Ministro Marcos Freire que fizeram exposição de artesanatos realizados pelo Programa Escola Aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...