sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O português no Brasil e no mundo: variações linguísticas


A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros 
Vinha da boca do povo na língua errada do povo 
Língua certa do povo 
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil
(Manuel Bandeira, “Evocação do Recife”, 1930)

A língua portuguesa apresenta grandes variações na pronúncia, no vocabulário e na sintaxe. Essa diversidade, que se apresenta mais intensamente na linguagem oral, está relacionada aos processos históricos pelos quais passaram cada região, povo e cultura, e demonstra a riqueza e vivacidade da língua.
Embora haja muitas pesquisas sobre o tema em diferentes espaços acadêmicos no Brasil e no mundo, ainda não temos um banco de vídeos e áudios com acesso público que dê luz às variantes em nosso idioma. A criação de um banco como esse poderá orientar os professores no trabalho com as variações linguísticas, especialmente as mais estigmatizadas, e ressaltar a importância de se compreender a relação entre oralidade e letramento.
Tendo isso em vista, a Plataforma do Letramento lançou a campanha Oralidade: variações e sotaques. Nessa campanha, usuários, de toda e qualquer idade, perfil social e local de origem, são convidados a enviar vídeos/áudios contando uma história engraçada que aconteceu com eles. Com base no material enviado, será produzido o primeiro infográfico colaborativo.
Clique aqui e saiba como participar!
Assista ao vídeo de Carlos Alberto Faraco, linguista e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que trata da importância de conhecer as variantes linguísticas: https://www.youtube.com/watch?v=cxAV46_auMM
Informações: Plataforma Letramento
http://undime.org.br/o-portugues-no-brasil-e-no-mundo-variacoes-linguisticas-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...