quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Enciclopédia da conservação

Página na internet aberta à colaboração dos internautas traz informações sobre todas as áreas de preservação ambiental brasileiras.
Enciclopédia da conservação
Com 33.800 hectares de cerrado, o Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais, abriga cânion, cachoeiras e piscinas naturais. O Wikiparques traz um guia completo para a visitação da área. (foto: Frederico Pereira/ Flickr – CC BY-NC-SA 2.0)
O Brasil conta com 69 unidades de conservação ambiental para proteger sua rica biodiversidade. Os interessados em conhecer um pouco mais esses ‘santuários’ localizados de norte a sul do país têm à sua disposição a página virtual Wikiparques, uma espécie de enciclopédia digital colaborativa com informações gratuitas sobre essas áreas. Criada pela associação O Eco, com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a plataforma busca estimular o interesse da população brasileira pela preservação do meio ambiente.
Mapas e explicações de como chegar, possibilidade de visitação, preço dos ingressos, atrações que podem ser encontradas nas unidades de conservação e o tipo de biodiversidade nelas preservada são alguns dos dados disponíveis, que possibilitam aos internautas se informar e, quem sabe, ser despertados a visitar tais locais. Informações técnicas, como a extensão, o tipo de bioma, a fauna, a flora, o clima e o relevo das áreas de preservação, entre outras, também podem ser conferidas na enciclopédia.
Parque Nacional da Chapada das Mesas
A enciclopédia também reúne informações sobre unidades de conservação menos conhecidas, como o Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Maranhão. (foto: Otávio Nogueira/ Flickr – CC BY 2.0)
A página lista ainda os problemas e ameaças enfrentados pelas unidades de conservação. Ameaças essas que podem ser de ordem natural, como ocorre no Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais, que em 2012 registrou o pior incêndio dos últimos 20 anos, causado por queimadas nos períodos de seca; ou provocadas pela ação do homem, como no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, que sofre com a caça ilegal e ocupações irregulares.
Juntas, as áreas de preservação ambiental no Brasil cobrem 1,5 milhão de km², o que corresponde a cerca de 17% de todo o território do país
Todos os verbetes da enciclopédia podem ser alterados pelos internautas – assim como ocorre na Wikipédia, em que usuários têm o poder de adicionar novas informações e fotos. O site Wikiparques conta ainda com fóruns de discussão, onde é possível debater sobre áreas naturais de todo o Brasil. Na página, já existem 139 verbetes criados por visitantes. Para contribuir, basta fazer um cadastro rápido no próprio site.
Juntas, as áreas de preservação ambiental no Brasil – federais, estaduais, municipais ou privadas – cobrem 1,5 milhão de km², o que corresponde a cerca de 17% de todo o território do país. Hoje, apenas 18 dos 69 parques nacionais brasileiros estão abertos para visitação.
Mas isso pode estar prestes a mudar. Em razão da realização da Copa do Mundo deste ano e das Olimpíadas de 2016 no Brasil, os ministérios do Meio Ambiente e do Turismoanunciaram a liberação de R$ 10,4 milhões para obras de acesso e sinalização em 16 parques nacionais até 2014. A meta é abrir todas as unidades de conservação brasileiras para o público até 2020.

Lucas Lucariny
Ciência Hoje On-line
http://cienciahoje.uol.com.br/blogues/bussola/2014/08/enciclopedia-da-conservacao/view

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...