David Albury, aponta quais as competências e desafios que ajudam no desenvolvimento dos alunos em palestra no I Seminário Internacional de Boas Práticas em Gestão Escolar.
David Albury, diretor de design e desenvolvimento e membro do grupo de direção do Gelp (Global Education Leader’s Program), apresentou nesta quinta feira (14/7), durante o I Seminário Internacional de Boas Práticas em Gestão Escolar, a palestra “Como articular a gestão de novas tecnologias e a gestão da aprendizagem”, na qual abordou as competências e desafios para a preparação de alunos.
Durante a palestra, David apontou que “a capacidade de resolver problemas e de aprimoramento da comunicação (escrever e falar) são competências” que precisam ser desenvolvidas nas crianças e adolescentes para prepará-las para o século 21. “Um currículo escolar que vise desenvolver as capacidades dos alunos e a transformação do uso da tecnologia nas escolas, de modo a agregar a aprendizagem”, também foram formas apontadas para desenvolvê-las segundo o pesquisador.
Ao analisar a situação do Brasil, Albury, disse que os desafios são maiores do se imagina, “as pessoas às vezes buscam soluções mágicas como, por exemplo, dar um tablet para cada criança. Isso parece mais rápido do que formar professores e cuidar das instalações. Tablets são instrumentos fantásticos, é certo, mas só podem ajudar se forem inseridos em contextos de fato educativos”. E declarou ainda “que é preciso ter a intencionalidade ao decidir o que queremos de fato que os alunos aprendam”, não bastando apenas à modernização dos recursos.
A importância da gestão da aprendizagem com a tecnologia foi a tônica da palestra, na qual também foi ressaltado que é preciso ter cautela ao utilizar recursos tecnológicos, que podem apoiar e emponderar os alunos, mas, se não for pensado os usos pedagógicos, na avaliação e na grade curricular, não ajuda no desenvolvimento dos alunos.
http://consed.org.br/index.php/comunicacao/noticias/889-e-preciso-um-curriculo-escolar-que-desenvolva-capacidades-aponta-david-albury
Nenhum comentário:
Postar um comentário