segunda-feira, 30 de junho de 2014

Técnicos em nutrição escolar recebem formação continuada

Foto: Jorge Pinho (SME)
Aproximadamente 600 Técnicos em Nutrição Escolar (TNE) da rede municipal de educação estão passando por formação continuada. O curso tem por objetivo qualificar esses profissionais para que preparem e sirvam uma alimentação escolar de forma adequada, atendendo os 47 mil alunos do município.
Durante o curso os profissionais recebem orientações sobre técnicas de corte em alimentos, porções e medidas caseiras; aprendem sobre a importância de uma alimentação saudável, bem como a importância de seguir o cardápio proposto pela coordenadoria de nutrição escolar.
Conforme a coordenadora de nutrição escolar da Secretaria Municipal de Educação, Mônica Rosa da Silva, para atender os 47 mil alunos da rede municipal são servidas aproximadamente 87 mil refeições por dia nas escolas e creches.
Segundo Mônica Silva, o cardápio da alimentação escolar é balanceado e atende resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Cada refeição servida ao aluno deve suprir 20% das necessidades nutricionais diárias de uma criança. Por isso é importante que as TNEs sigam o cardápio preparado pela nossa equipe de nutricionistas”, explicou a coordenadora.
Mônica ressaltou ainda a importância do controle alimentar das crianças desde os primeiros meses de vida. “As nossas creches atendem crianças desde os quatro meses de vida. E isso é positivo, porque essas crianças começam a receber uma alimentação adequada desde cedo”, disse a coordenadora, lembrando que as crianças do berçário recebem seis refeições diariamente.
Nesse primeiro momento a formação é direcionada aos TNEs das escolas municipais. Nos dias 10 e 11 de julho será a vez da TNEs das creches municipais participarem da qualificação.
Entre os meses de agosto e outubro todos os profissionais participarão de atividades práticas, que serão realizadas na cozinha da coordenadoria de nutrição escolar.
Para a TNE Crislaine Araújo da Silva, que trabalha na escola municipal Tereza Lobo, a formação dos técnicos é essencial para que aprendam a preparar e manusear adequadamente os alimentos que serão servidos aos alunos. “O que aprendemos aqui não é exemplo para ser usado apenas em o nosso trabalho, mas também no dia a dia, em casa, para praticarmos com nossos filhos”, disse Crislaine Araújo.
A técnica Lucia Gissoni prepara a alimentação escolar para os alunos da escola municipal Maria Ambrósio Pommot há 15 anos. Durante esse tempo ela aprendeu que a educação alimentar é essencial para fazer com que a criança aceite melhor o alimento oferecido. “Antes de servir a merenda nós vamos até a sala de aula e conversamos com os alunos. Falamos sobre determinado alimento e da sua importância nutricional. Dessa foram eles acabam entendendo e aceitando melhor a refeição”.
Concurso – durante o curso de formação será lançado o 2º concurso culinário 2014 para os técnicos em nutrição escolar da rede municipal de ensino de Cuiabá.
Os participantes terão que desenvolver receitas fáceis, rápidas e de baixo custo, utilizando os mesmos ingredientes dos cardápios da alimentação escolar. As melhores receitas classificadas serão inseridas nos cardápios de escolas e creches municipais no ano de 2015.
O resultado final do concurso será no dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, quando as receitas serão julgadas por uma banca examinadora.
“Esse concurso tem como objetivo despertar a criatividade culinária nos TNEs para que os mesmos desenvolvam receitas inovadoras, se atentando para alimentos regionais e de fácil acesso à população”, explicou Mônica Silva.

http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/tecnicos-em-nutricao-escolar-recebem-formacao-continuada/9175

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...