quarta-feira, 9 de abril de 2014

Secretaria de Educação lança projeto “Livro esquecido em Cuiabá”


Secom Cuiabá
A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza entre os dias 8 e 11 de abril o projeto “Livro esquecido em Cuiabá”. A divulgação do projeto será na quarta-feira (09), das 14h às 18, na praça Clóvis Cardoso, onde será realizada uma programação especial com apresentações culturais, contação de histórias e exposição de obras literárias.
Segundo a coordenadora das bibliotecas Saber com Sabor da SME, Edvair Alves, pelo menos 500 exemplares de livros, de conteúdos variados, serão espalhados em vários pontos da cidade, como praças, parques, pontos e terminais de ônibus.
 Estes livros serão esquecidos de propósito em locais públicos e de grande circulação de pessoas. A intenção do projeto é proporcionar o acesso à leitura a quem não tem condições de comprar os livros, levando conhecimento, cultura e lazer a essas pessoas”.
 A coordenadora explica que os livros disponibilizados para o projeto são provenientes de doações feitas às bibliotecas Saber com Sabor, mantidas pela SME.
 Os primeiros livros a serem “esquecidos” são de escritores e historiadores cuiabanos, como “A força da fala no dizer cuiabano” e “Ruy Barbosa: escritor sempre atual”, de Moisés Martins; “Remedeia co que tem”, de Guapo; “Mania de Cuiabania”, de Rafael da Cruz Mestre; História de Mato Grosso, de Pedro Félix, entre outros.
O livro estará acompanhado de um marcador de páginas, onde estará escrito a seguinte frase: “Amigo leitor, é proposta do projeto ‘Livro esquecido em Cuiabá’ proporcionar a você momentos de leitura, cultura e lazer. Assim, quando você terminar de ler este livro, ‘esqueça-o’ por aí, para que outra pessoa possa lê-lo, desfrutando de novos saberes. Tenha uma ótima leitura.”.
 Segundo Edvair Alves, o projeto Livro esquecido em Cuiabá será realizado em duas etapas, a primeira será entre os dias 8 e 11 de abril (semana do aniversário de Cuiabá) e a segunda será nos dias 29 e 30 de abril, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil (celebrado dia 18 de abril).
 Na quarta-feira a contação de histórias será com Alicce de Oliveira, que contará “Mitos e Lendas do Rio Cuiabá”. A apresentação cultural ficará por conta dos alunos do Projeto Beleza tem Raízes, da escola municipal Marechal Candido Mariano Rondon.
 Edvair Alves explica que a ideia do livro esquecido é inspirada no conceito de Bookcrossing, criado nos EUA no começo dos anos 2000. Combinando leitura e urbanidade, o conceito é convidar os leitores a deixarem livros em locais, para que outras pessoas encontrem, leiam, e voltem a abandoná-los, numa espécie de cadeia em favor do acesso à leitura. Há diferentes versões do Bookcrossing espalhadas por cidades do Brasil e do mundo.

http://www.cuiaba.mt.gov.br/educacao/secretaria-de-educacao-lanca-projeto-livro-esquecido-em-cuiaba/8650

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...