O senador Jayme Campos (DEM-MT) denunciou o perigo que pode representar para milhares de crianças a construção de cerca de três mil creches pré-moldadas, com placas de PVC e de plástico. Segundo ele, o governo federal escolheu esse tipo de edificação para cumprir o compromisso da presidente Dilma Rousseff, de entregar 6 mil creches até o fim do mandato.
Ao citar uma reportagem da revista IstoÉ, Jayme Campos informou que não foram feitos testes para medir a qualidade desses prédios e os problemas só serão conhecidos quando as crianças estiverem abrigadas naqueles espaços.
- Técnicos alertam que apesar de o PVC não ser propagador de chamas, em caso de incêndio a fumaça é altamente tóxica. Essas construções são ainda muitíssimo mais frágeis, vulneráveis e inseguras em comparação às construções de alvenaria e, além disso, as creches de plástico têm custo similar às de tijolo - afirmou o senador.
Jayme Campos disse, ainda, que o Tribunal de Contas da União questionou a concorrência que dividiu entre apenas duas empresas paranaenses R$ 455 milhões para erguer as creches em todos os estados. De acordo com o TCU, o governo não apresentou justificativas econômicas para construir creches pré-moldadas.
- Precisamos fazer o resgate de valores fundamentais sobre os quais devemos erguer a nossa sociedade nos pilares da ética e da justiça. Do contrário, estaremos construindo uma Nação artificial, uma democracia de plástico, insustentável e vulnerável - alertou.
Exelentíssimo Senador Jayme Campos.
ResponderExcluir.
Desafio o Senhor a disponibilisar a a sua casa, ( se esta é de Alvenaria ) para que esta seja submetida aos mesmos testes que o Sistema Construtivo Concreto PVC foi submetido. Posso lhe garantir que após os testes realizados, o senhor terá que disponibilizar sua casa para reforma e a de Concreto PVC estará intacta. Aceita? Se não aceitar, por favor volte a Tribuna para desfazer seu pronunciamento, pois este foi de uma infelicidade total.