Capa/ planejamento
Inclusão passo a passo
Para dar início ao processo de implantação da educação inclusiva é preciso fazer um levantamento da situação e engajar a comunidade escolar; outras ações importantes são oferecer formação para os professores sobre o tema, contratar profissionais e reformar as unidades de ensino. Mas vale lembrar o "passo zero": ter a convicção de que todas as crianças merecem aprender juntas
1 Conheça o ambiente
Antes de iniciar o trabalho, promova o levantamento dos recursos disponíveis na rede/escola e as barreiras para inclusão: avalie quais os serviços educacionais já oferecidos, número de alunos com deficiência (potenciais e atendidos), adultos com deficiência não escolarizados, instituições de apoio no município, profissionais existentes e necessários, demandas de formação, aceitação da educação inclusiva e tratamento dado às pessoas com deficiência na comunidade. Quanto maior for o conhecimento sobre os aspectos educacionais e culturais do município, mais fácil vai ser para engajar as pessoas na inclusão. Nessa fase também pode ser feita a caracterização das necessidades de obras e equipamentos nas escolas, com o apoio de profissionais de engenharia e arquitetura.
2 Conquiste adeptos
A inclusão das pessoas com deficiência depende de mudanças de percepção na comunidade. Para obter sucesso na transição, é preciso cooptar lideranças, tanto dentro das escolas quanto fora delas: profissionais que vistam a camiseta da inclusão e se tornem disseminadoras dessa ideia. Se não houver engajamento dos gestores, o plano não decola. Ter o apoio dos pais e das entidades de apoio a pessoas com deficiência também pode fazer a diferença.
Antes de iniciar o trabalho, promova o levantamento dos recursos disponíveis na rede/escola e as barreiras para inclusão: avalie quais os serviços educacionais já oferecidos, número de alunos com deficiência (potenciais e atendidos), adultos com deficiência não escolarizados, instituições de apoio no município, profissionais existentes e necessários, demandas de formação, aceitação da educação inclusiva e tratamento dado às pessoas com deficiência na comunidade. Quanto maior for o conhecimento sobre os aspectos educacionais e culturais do município, mais fácil vai ser para engajar as pessoas na inclusão. Nessa fase também pode ser feita a caracterização das necessidades de obras e equipamentos nas escolas, com o apoio de profissionais de engenharia e arquitetura.
2 Conquiste adeptos
A inclusão das pessoas com deficiência depende de mudanças de percepção na comunidade. Para obter sucesso na transição, é preciso cooptar lideranças, tanto dentro das escolas quanto fora delas: profissionais que vistam a camiseta da inclusão e se tornem disseminadoras dessa ideia. Se não houver engajamento dos gestores, o plano não decola. Ter o apoio dos pais e das entidades de apoio a pessoas com deficiência também pode fazer a diferença.
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