quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Projeto trabalha radionovela com estudantes

“Ser um Estudante”. Uma história de superação que abordará temas como o racismo, drogas, alcoolismo e cyberbullying. Esta é a próxima radionovela do Projeto Educomunicação da Escola Estadual Antônio Ferreira Sobrinho, localizada em Jaciara (145 km de Cuiabá). A série de 15 capítulos será veiculada a partir de maio deste ano no intervalo das aulas na unidade, nos períodos diurno e noturno.
A produção visa promover entre os alunos a discussão e reflexão de temáticas que estão no cotidiano juvenil, bem como vivenciar os anos de ouro do Rádio da década de 40, onde a dramaturgia era trabalhada nas radionovelas. “Ser um estudante” contará com 12 personagens que irão contracenar com o protagonista Café, um estudante negro morador de uma comunidade periférica.
“Após ganhar uma Bolsa de Estudos, Café ingressará na Escola mais badalada da cidade para cursar o Ensino Médio e é nesse ambiente frequentado por alunos ricos que ele, um garoto negro e pobre, contará sua história e daqueles que irão interagir com ele, bem como viver novas experiências”, disse o autor da obra, Vinicius Moura, 18. Moura concluiu o Ensino Médio na Ferreira Sobrinho em 2013 e começará este ano o curso de Letras, na Universidade Federal em Rondonópolis.
Conforme a coordenadora do Educomunicação da unidade de ensino, Elisângela de Lima, a ideia de produzir e colocar os alunos para gravarem radionovelas surgiu em 2012, durante um estudo sobre a história do rádio. “Na ocasião, Vinicius cursava o 3º ano conosco e como ele já tinha escrito peças de teatro solicitamos que escrevesse uma radionovela. Assim ele fez a primeira produção que veiculamos em 2013”.
“Foi com “Romântico por Acaso”, uma obra de quatro capítulos baseada em uma peça teatral de minha autoria”, disse. Para ele, o fato dos alunos se disporem a gravar; o comprometimento deles com a arte e a interpretação das personagens; a mudança de atitude em função da reflexão diante da mensagem que as produções abordam; e o resgate, em si, da história do rádio “são vitórias alcançadas” com a radionovela.
A análise de Vinicius é corroborada pela estudante do 2º ano Daiana Carvalho, 15, que interpretará o papel de Dona Julieta, mãe de Café. Segundo ela, tanto as produções quanto o projeto do Educomunicação como um todo mudou para melhor o ambiente escolar. “Antes muitos jovens não queriam estudar na nossa Escola, havia muita bagunça no intervalo. Agora todos querem participar da rádio e dos projetos. A própria comunidade participar e pede para veicularmos anúncios”, disse. 

Programação
Além das radionovelas, a emissora da Escola Antônio Ferreira Sobrinho conta com programações diárias de notícias, anúncios e veiculação de músicas. O projeto Educomunicação da unidade conta ainda com Jornal Mural e Blog. “Ao todo 52 alunos de todos os anos do Ensino Médio se revezam semestralmente nas atividades que conta com total envolvimento também dos pais”, finalizou a coordenadora Elisângela.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=14124&parent=20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...