De acordo com o Relatório da Unesco "ENSINAR E APRENDER: alcançar a
qualidade para todos", para resolver a crise na aprendizagem, "todas as
crianças devem ter professores qualificados, motivados e apaixonados pelo
que fazem, que consigam identificar e apoiar os alunos com dificuldades, e
que sejam respaldados por sistemas educacionais bem-administrados. Os
governos podem aumentar o acesso, e ao mesmo tempo garantir uma
aprendizagem melhor para todos. Planos de educação nacionais adequados,
com financiamento apropriado, que objetivem explicitamente satisfazer as
necessidades dos que estão mais em desvantagem e que assegurem
equidade para o acesso de professores qualificados, devem ser uma
prioridade das políticas públicas. Atrair e reter os melhores professores,
como forma de acabar com a crise da aprendizagem, são ações que requerem
um “malabarismo” delicado por parte dos decisores políticos."
(ver ilustração).
A pergunta do Blog: Porque os Gestores não fazem o que deve ser feito?
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