quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

2014



O que teremos a lembrar além da Copa do Mundo?  Ah, espero que esse evento seja apenas mais um neste ano. Sim, ele mexerá com todos nós, mas que não seja  para nos desequilibrar os pensamentos e reflexão. A Copa acontecerá em junho e julho, antes, em fevereiro, temos a Conferência Nacional de Educação. O que será definido? Hum, pelos remendos que está virando  a proposta do Plano Nacional de Educação, em discussão no Congresso Nacional,  a Conferência poderá ser um grande movimento para qualquer lugar, ou mesmo lugar nenhum.  De qualquer forma será preciso ficar atento às discussões durante o ano para que o retrocesso já previsto no PNE seja minimizado e a educação possa ser, de fato, considerada  relevante.  

Em 2014 também teremos eleições nacional  e estaduais.  Muitos governantes serão trocados. Isso tem sido pouco. Afinal, tem sido lugar comum a permanência de (des) propósitos, seja dos que saem ou dos que entram.  Neste caso, penso que quem pode determinar a mudança é a própria sociedade, não só os políticos. A sociedade precisa ter a educação como um bem de potencial transformador de atitudes. No entanto,  cabe ressaltar, os profissionais de educação devem ser parceiros convictos dessa mudança, desde a concepção, não apenas como executores. São os profissionais os  propulsores e sustentadores conceituais e atitudinais.

O que mudar e quem quer mudar?

Um meio para se obter essa resposta é a informação e o conhecimento. Este Blog se dispõe a prestar as informações, o conhecimento é resultante das reflexões e interações realizadas individualmente e coletivamente.

Enfim, 2014 pode ser um ano marcante feito por nós, não apenas de eventos midiáticos.


À ação.

Gilberto Fraga de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...