segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Avaliação: como poderia ser o ENEM

O Enem tem outras funções além de ser o vestibular único nacional usado pelas universidades federais para a admissão de seus alunos. O escore obtido no Enem é usado para a certificação de conclusão do ensino médio e para acesso ao Prouni e Fies. Com menor visibilidade, o Enem é ainda um instrumento de verificação do aprendizado dos alunos que estão terminando a educação básica.
Essa última finalidade, central no Enem antigo, foi redefinida, quando da introdução do novo Enem, como uma forma de acompanhamento longitudinal do aprendizado dos alunos. Essa decisão tem influenciado de forma definitiva outros aspectos do exame e não sofreu ainda o escrutínio social a que toda política pública deve ser submetida.
Para que o Enem cumpra a função de ser instrumento de acompanhamento longitudinal do aprendizado dos alunos, é necessário que seus escores pertençam a uma escala de medida do aprendizado. Isso exige que os itens usados nos diferentes anos sejam colocados na métrica escolhida, que deve ser única, para que os escores dos diferentes anos sejam comparáveis. Como conseqüência, pode-se verificar a ocorrência de mudanças no patamar do desempenho dos alunos de diferentes origens escolares e sociais. 
leia mais:
http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/0/enem-selecao-versus-relevancia-educacional-250209-1.asp

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