Crianças aprendem muito cedo – e quase sozinhas – a interagir com telas sensíveis ao toque. Mas essa habilidade motora tão natural não é suficiente para que elas também se apropriem individualmente de tudo o que celulares, tablets e seus aplicativos têm capacidade de ensinar. Segundo Daniel Danahoo, um pesquisador sobre o aprendizado infantil e de tecnologias aplicadas à educação australiano, elas precisam do apoio de pais ou professores para se engajarem nas atividades e tirarem o melhor proveito dessas experiências.
“Nós costumamos pensar nessas ferramentas como jogos para as crianças brincarem sozinhas. Mas não deveria ser assim”, sentencia Danahoo. Para ele, a melhor atitude que os pais podem tomar para incentivar o uso datecnologia de modo adequado é fazer perguntas, como ‘o que você está fazendo com esse aplicativo e por quê?’, mesmo a crianças de apenas dois ou três anos. “Não basta passar o celular a elas e deixar que joguem Angry Birds. Há muita coisa além de Angry Birds no mundo dos aplicativos”, afirmou o pesquisador ao Porvir.
http://porvir.org/porcriar/aplicativos-infantis-devem-ser-usados-por-pais-filhos/20130730
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