quarta-feira, 5 de junho de 2013

EMREB Nossa Senhora da Penha de França







EMREB  NOSSA SENHORA DA PENHA DE FRANÇA

VII CAMINHADA POR NOSSAS RAÍZES




Data: 07 de junho de 2013


PROGRAMAÇÃO

 - Local: Coxipó do Ouro - Horário: 07:30 às 12:00 h.

A Caminhada Mirim será realizada no dia 06 de junho de 2013 período da tarde dentro da Vila Coxipó do Ouro.

07:30 h. - Abertura: Praça da Vila Coxipó do Ouro;
12:00 h. Encerramento na Área do Exército e retorno no transporte para a Escola.
 - Serão realizadas seis (6) comunicações durante a caminhada por convidados sobre o temário da caminhada.

Vamor Relembrar ....


Arraial da Forquilha, Paragem Forquilha, Capela ou simplesmente Coxipó do Ouro...
Aqui com a chegada dos “bandeirantes” paulistas a procura de “índios” para fazê-los escravo, em busca do ouro e também cumprindo uma estratégia expansionista portuguesa de alargamento de suas fronteiras, tem início à dizimação dos Coxiponé e a transformação do espaço geográfico com a colonização bandeirantista “patrocinada” europeu.
Desde o início do século XVIII, uma série de eventos registra o processo colonizador desencadeado nesta região fronteiriça. A própria lavratura da Ata de “fundação de Cuiabá” que noticiou a descoberta de ouro à coroa portuguesa em 08 de abril de 1719 é sem duvidas um dos mais marcantes acontecimentos.
No mesmo período, os jesuítas que acompanhavam as primeiras bandeiras sob a evocação de Nossa Senhora da Penha de França, ergueram uma capela e celebraram a 1ª missa neste chão, datada de 21 de fevereiro 1721.  
Mesmo com a abertura da mineração as margens do Córrego Praínha, permanecem a extração do ouro de aluvião nos arredores do Coxipó do Ouro e mais tarde já no século XIX tem a chegada de dragas movidas a vapor que revira o leito do Rio Coxipó.
Na segunda metade do século XIX, o governo imperial manda construir a Fábrica de Pólvora no Coxipó do Ouro, tem soa inauguração em 1877 e o encerramento das atividades em 1906. Neste mesmo ano, ocorre o assassinato do então Presidente de Mato Grosso Cel. Antonio Paes de Barros (Totó Paes) nas imediações da Fábrica.
Podemos afirmar que a ocupação mais recente desta região se deu na segunda metade do século XX, com inúmeros loteamentos do entorno da Vila do Coxipó do Ouro para fins de chácara para lazer.
É nesta região onde viviam os indígenas Coxiponé integrantes da Nação Bororo, que, realizaremos a VII CAMINHADA POR NOSSAS RAÍZES com o objetivo de revisitar e reconhecer as marcas do processo de ocupação humana no ambiente nascedouro de Cuiabá e Mato Grosso.
(release da própria Escola) 

Eu RECOMENDO.

Gilberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...