terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Seduc e MEC lançam Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio

“O Pacto é o governo fazendo o dever de casa. Ele é fundamental e tem que ser implantado sem perda de tempo para transpor o fosso em que está o Ensino Médio”, destacou a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, durante o lançamento estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e abertura do I Seminário de Formação Continuada para professores do Ensino Médio, nesta segunda-feira (16.12), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
Foto: Tiago Machado / Seduc-MT
Conforme Rosa Neide, o país tem uma dívida com a modalidade que ao longo da história foi relegada. “A educação no Brasil começou de cima para baixo. Primeiro se criaram as universidades para depois pensaram na Educação Básica anos iniciais. E ao longo da história o Ensino Médio ficou esquecido”, disse.
O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Romeu Welinton Caputo, que esteve em Cuiabá para ‘o ponta pé’ oficial do Pacto no Estado, informou que todo o país participa do evento. Segundo ele, o olhar para o Ensino Médio é recente e se dá efetivamente com a garantia de recursos financeiros para a modalidade. “A criação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) é de 2007, antes disso era o Fundef que destinava recursos apenas para o Ensino Fundamental”, relembra.
Política Integrada
Caputo parabenizou o Estado por ser referência em diferentes aspectos da educação, principalmente nas políticas integradas entre as três esferas de governo (federal, estadual e municipais). Caputo abriu o I Seminário de Formação Continuada, uma das ações do Pacto, que acontecerá até amanhã (17), na capital.
A formação continuada se dará com os 9.871 profissionais das 436 unidades que ofertam o Ensino Médio. A capacitação será durante três horas semanais - entre 2014/2015 - em duas fases; a primeira com abordagem de temas gerais e a segunda focada nas áreas de conhecimento. O material didático utilizado é virtual, acessado por meio de tablets fornecidos pelo MEC para todos os educadores que participarão da formação.
Os professores receberão ainda uma bolsa de R$ 200,00 e serão orientados por educadores da própria escola, capacitados por formadores dos Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros) que foram formados por profissionais das Universidades (Federal e Estadual) seguindo as orientações da Comissão Estadual do Pacto (Seduc/UFMT/MEC).
“Esse será um processo de mão dupla em que os professores da Educação Básica serão atualizados e as Universidades poderão incorporar às licenciaturas as práticas vivenciadas nas Escolas”, citou Caputo.
Estiveram presentes representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, Assessores Pedagógicos, e formadores dos Cefapros.

ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=14013&parent=20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...