Caros colegas,
o QEdu disponibilizou dados de 2006 a 2012, da distorção idade-série. É possível verificar de todo o município, assim como de cada escola.
Há um decréscimo no geral, mas é preciso analisar os números e tirar as informações que fundamentarão tomadas de decisões. Também pode-se fazer uma comparação com outras redes, outros municípios, etc.
Enfim, os dados estão aí, e como canta Beto Guedes em Sol de Primavera, "a lição sabemos de cor, só nos resta aprender". Gilberto
Conceito de distorção Idade-Série
No Brasil, toda criança deve ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental aos 6 anos de idade, encerrando esta etapa aos 14 anos. Após esse período, ele permanece por mais 3 anos no Ensino Médio, concluindo a educação básica aos 17 anos de idade.
Quando o aluno (re)ingressa na escola tardiamente – ou sofre reprovação – ele estará em atraso escolar, ou seja, com idade superior a esperada para aquela etapa escolar. A distorção idade-série é a proporção de alunos com mais de 2 anos de atraso escolar.
O cálculo da distorção idade-série é realizado a partir de dados coletados no Censo Escolar. O Censo é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Todas as informações de matrículas dos alunos são capturadas, inclusive a idade dos alunos.
Vejam os dados gerais da rede municipal de Cuiabá, 2012.
Considerando-se que tínhamos em 2012, 28.144 alunos do 1° ao 9° ano, os dados indicam que eram 2.533 alunos em distorção idade-série.
Veja mais:
http://www.qedu.org.br/cidade/91-cuiaba/distorcao-idade-serie?dependence=3&localization=0&stageId=initial_years&year=2012
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