sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Escolas municipais de São Paulo terão reprovação e boletim em 2014

Anunciado em agosto, o plano da Prefeitura de São Paulo para modificar a educação foi consolidado após um período de consulta pública. A partir de 2014, os estudantes da rede municipal terão provas a cada dois meses (bimestrais), lição de casa, notas de 0 a 10 e boletim que poderá ser consultado pelos pais na internet.
O pacote de iniciativas, chamado de Mais Educação São Paulo, aumenta também as oportunidades de reprovação de estudantes com baixo desempenho, esses poderão ser retidos em cinco dos nove anos do ensino fundamental (3°, 6°, 7°, 8° e 9° anos). 
Aberta para consulta pública durante um mês, a proposta da prefeitura sofreu pequenas modificações a partir das 3.126 postagens no site da consulta e reuniões com profissionais da rede, de universidades, ONGs e sindicatos. 
A possibilidade de recuperação intensiva durante o período de férias só acontecerá nas unidades de ensino que considerarem a medida necessária e possível. A possibilidade de dependência em algumas disciplinas foi retirada da proposta. 
A proposta também prevê como medidas disciplinares o uso de advertência, repreensão e suspensão. 

Ciclos

As medidas que vão interferir mais diretamente na rotina dos estudantes são a mudança da composição e caráter dos ciclos e a permanência da figura do professor de sala no 6º ano (antiga 5ª série quando os estudantes passam a ter diversos professores em vez de um único responsável pela turma).
A divisão dos anos de escola ficará assim:
  • Ciclo da alfabetização: vai do 1º ao 3º ano (do antigo pré à antiga 2ª série) e tem como objetivo a alfabetização dos estudantes
  • Ciclo interdisciplinar: será composto dos 4º, 5º e 6º anos e, como o nome sugere, terá ênfase na abordagem interdisciplinar dos conteúdos (ou seja, um mesmo tema será estudado nas diversas matérias) em projetos. Há previsão de docentes para o desenvolvimento dos projetos
  • Ciclo autoral: reunirá os anos entre o 7º e o 9º e a intenção é que o estudante esteja preparado para articular os conhecimentos adquiridos de maneira individualizada. Ao final do 9º ano, será elaborado um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), um tipo de produção que é mais usual no ensino superior
Ao manter apenas um professor para as aulas de português e matemática no 6º ano (antiga 5ª série), a intenção é "fazer uma transição mais suave" entre o os anos iniciais e finais do ensino fundamental. 
Clique no link abaixo e veja o quadro com as modificações:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/10/10/apos-consulta-rede-publica-de-sao-paulo-tera-reprovacao-e-boletim-em-2014.htm

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