domingo, 15 de setembro de 2013

Redução de tarefa escolar

Apesar de excelência em teste internacionais, estudantes se tornaram "pouco criativos"
O Ministério da Educação chinês apresentou em 22 de agosto, segundo reportagem da revista inglesa The Economist, uma proposta para reduzir o volume de lições de casa nas escolas do país. Com a alta concorrência por vagas em universidades, os estudantes enfrentam longas jornadas de estudo em suas casas, causando forte pressão psicológica.
A proposta proibirá o dever de casa por escrito para crianças abaixo de 12 anos e retirará provas para todos alunos menores de 9 anos, além de propor que escolas de ensino fundamental aumentem atividades extraclasse, como visitas a museus e trabalhos manuais.
A China têm obtido boas notas em testes internacionais nos últimos anos, contudo, especialistas se preocupam que as escolas se tornaram criadouros de ansiedade e stress. Em entrevistas ao LA Times, em 2011, o especialista Xiong Bingqi afirmou que os estudantes chineses vão muito bem em vocabulário, matemática, “mas seus níveis de criatividade e imaginação são baixos”.
A medida gerou opiniões dividas entre os pais de alunos, que se preocupam que seus filhos possam “ficar para trás”. Um microblogueiro chinês, citado pelo Economist, pondera que “se a empregabilidade permanecer igual, se o gaokao [vestibular chinês] não for cancelado e se as melhores universidades seguiram com seu sistema de seleção, é impossível reduzir o fardo dos estudantes”.
Com informações do Uol Educação, The Economist e Huffington Post
http://portal.aprendiz.uol.com.br/2013/09/12/china-apresenta-plano-que-reduz-licao-de-casa-e-provas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...