RAYANNE AZEVEDO
DE SÃO PAULO
Sofia, 5, frequenta instituições de educação infantil desde o primeiro ano de vida. Já Mattias, 3, nunca entrou em uma escola. Apesar de viverem realidades distintas, essas crianças têm algo em comum: estão felizes, saudáveis e se desenvolvem bem.DE SÃO PAULO
É o que dizem as mães, ambas satisfeitas com a decisão que tomaram sobre o início da vida escolar dos filhos.
O momento certo para que isso aconteça é uma dúvida para muitos pais. Para especialistas, a resposta depende da avaliação do que a família e a escola têm a oferecer.
"A criança precisa de oportunidades para se desenvolver. Muitas vezes, essas oportunidades estão na escola", afirma Lino Macedo, do Instituto de Psicologia da USP.
Segundo ele, a atual configuração das famílias, com pais atarefados e falta de interação com outras crianças, torna o ambiente doméstico pouco estimulante.
Foi o que percebeu a roteirista Mariana Pamplona, 40. A casa não bastava para a "novidadeira" Sofia. "Ela ficava entediada. Havia uma vontade grande de se relacionar com outras crianças", diz.
veja a ilustração:
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