sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Seminário online sobre Educação Especial reúne profissionais da rede, pais e convidados

Com 8.635 visualizações o evento abordou as contribuições da psicopedagogia e da fonoaudiologia no processo ensino aprendizagem



Um total de 3.595 mil profissionais da rede pública municipal de Ensino de Cuiabá se inscreveram no primeiro Webnário Temático, evento previsto na programação do 4º Seminário da Educação Básica, dentro do Programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação. O seminário foi realizado na manhã desta quinta-feira (6), totalmente online, com o tema, “Educação Inclusiva em tempos de Pandemia, articulando novas configurações”. Até novembro, vários temas relacionados aos desafios que a Educação enfrenta nesse novo contexto, de pandemia, estarão sendo abordados nos Webnários, a fim de contribuir e fomentar as reflexões, e a prática do processo educativo.

Ao abrir o evento, a secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado, agradeceu a participação dos profissionais da rede, pais e convidados, e lembrou o quanto a Educação Especial tem avançado em Cuiabá.

“Iniciada na nossa rede no final da década de 90, a Educação Inclusiva atende hoje mais de 1.200 alunos com as mais diferentes deficiências, nas 164 unidades educacionais, da rede. Além de professores e Técnicos em Desenvolvimento Infantil, temos 460 Cuidadoras de Alunos com Deficiência. Todos esses alunos estão hoje inclusos e, pensamos neles da mesma forma com que pensamos para todos os demais alunos. O avanço que hoje vemos na Educação Especial da rede pública de Cuiabá, se deve muito ao incansável apoio do prefeito Emanuel Pinheiro, e a dedicação de toda a equipe da Educação Inclusiva, que tem feito um trabalho diferenciado”, salientou a secretária Interina de Educação, Edilene Machado.

O Webnário sobre Educação Especial teve 8.635 visualizações e um pico de 1.840 participantes, ao mesmo tempo.

No primeiro painel, a pedagoga e especialista em psicopedagogia, Profª. Ma. Roberta Leal Pimentel falou sobre as contribuições Psicopedagógicas para a Educação Especial. Roberta Pimentel mostrou recursos que podem ser utilizados nas atividades de ensino à distância e lembrou a importância do envolvimento dos pais no processo de aprendizagem. “Os pais e as mães são mediadores importantes no desenvolvimento das atividades e eles precisam ser orientados nesse sentido. Quanto a nós, profissionais, precisamos nos capacitar tecnicamente sim para a atuação prática, mas, essa capacitação não pode ser uma barreira. O virtual nasce da forma como nós plantamos e vai florescer. Sabemos do potencial de aprendizagem dos alunos especiais na sala de aula, mas precisamos acreditar no ensino à distância e utilizar os recursos que temos disponíveis”, disse Roberta Pimentel.

O segundo painel abordou as contribuições da Fonoaudiologia na Educação Inclusiva e nas atividades remotas. A Dra. Sarah Rafih, falou sobre a fonoaudiologia Educacional como estratégia para garantir o direito à aprendizagem aos alunos com necessidades especiais. “Nosso papel na Educação é pensar e propor estratégias que promovam a aprendizagem e a inclusão desses alunos, junto com os professores e de forma coletiva. Neste momento, devido à pandemia, sabemos o quanto é diferente o ambiente doméstico do ambiente escolar, mas estabelecer rotinas diárias e planejamento das atividades é fundamental para favorecer o processo de aprendizagem”, destacou Sarah Rafih.  

Participaram do Webnário Temático a diretora geral de Gestão Educacional, Profª. Ma. Mabel Strobel, a coordenadora técnica de Educação, Profª. Ma. Zileide Lucinda dos Santos e a coordenadora de Educação Especial,  Profª. Magna Maria de Barros, coordenadora de Educação Especial.  


SME Webinar Inclusiva 

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