Quando assessorava a Secretaria de Educação da prefeitura de São Paulo, em 2019, a especialista Silvia Colello costumava escutar as angústias dos pais sobre o processo de alfabetização de seus filhos, matriculados na rede municipal. "Existem muitas dúvidas quanto a se há uma idade certa para se alfabetizar, assim como há no sistema privado", diz Colello, que é professora da pós-graduação da Faculdade de Educação da USP.
"Também há muita dúvida quanto ao modo como se alfabetiza, porque, do século passado para cá, mudou o referencial técnico e tudo o que sabíamos sobre alfabetização. E os pais ficam angustiados ao ver os filhos serem alfabetizados de um jeito diferente do deles."
A alfabetização é um dos temas que mais mobilizam educadores e geram discussões no âmbito de políticas públicas. Há, no Brasil, diferentes documentos oficiais sem consenso entre si quanto à série em que se espera que a criança esteja alfabetizada, além de divergências quanto a métodos e como medir os avanços das crianças nessa etapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário