segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Literatura infantil é tema da nova edição da revista Em Aberto

A nova edição da revista Em Aberto está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número 105 da publicação, intitulado “Literatura para crianças e jovens: temas contemporâneos”, expõe dez artigos que abordam a relação da literatura com a primeira infância, além de temas como a guerra, a morte e o bullying; a mediação da leitura; a poesia infantil; os contos tradicionais; os livros de imagens como objeto cultural e a educação literária. “Com a revista Em Aberto, o Inep busca ampliar a discussão de assuntos relevantes para a educação brasileira. São artigos e resenhas que contribuem para novos pontos de vista sobre uma temática educacional”, destacou Carla Nascimento, coordenadora de Editoração e Publicações da Diretoria de Estudos Educacionais do Inep.
Organizada pelo doutor em linguística e letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) Edgar Roberto Kirchof e pela doutora em letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) Renata Junqueira de Souza, a nova edição traz uma entrevista com a professora e pesquisadora Vera Teixeira de Aguiar, que aborda os aspectos do cotidiano presentes na literatura.
Na seção Enfoque, o artigo “A literatura infantojuvenil na contemporaneidade: desafios, controvérsias e possibilidades” discute temas considerados difíceis ou polêmicos em livros para crianças e jovens, bem como os novos formatos do livro na relação com o universo digital. Já na parte de Resenhas, o leitor encontra a análise de dois livros: Literatura infantil brasileira: uma nova/outra história, de Marisa Lajolo e Regina Zilberman; e A literatura infantil e juvenil em língua espanhola: história, teoria, ensino, de Rosane Maria Cardoso. A última seção da revista traz uma bibliografia comentada sobre literatura infantojuvenil.
Em Aberto – Criada em 1981, a revista Em Aberto é uma publicação monotemática e quadrimestral do Inep. Seu objetivo é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. A revista publica artigos, resenhas e bibliografias comentadas em suas cinco seções: Enfoque, Pontos de vista, Espaço aberto, Resenhas e Bibliografia comentada.

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