terça-feira, 12 de março de 2019

Seminário reúne especialistas nacionais e internacionais em primeira infância

DIAS 12 E 13

Encontro promovido pelo Ministério da Cidadania vai compartilhar e debater ações voltadas ao desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida
Brasília – Especialistas internacionais e brasileiros no tema primeira infância estarão na capital federal para avaliar as políticas públicas e provocar reflexões que qualifiquem e ampliem o atendimento a essa faixa etária no país. É o que propõe o Seminário Internacional da Primeira Infância – O Melhor Investimento para Desenvolver uma Nação, que será realizado pelo Ministério da Cidadania, nesta terça (12) e quarta-feira (13).
“É um momento importante porque vamos reunir pessoas de vários países que atuam na área de primeira infância e que apresentarão o resultado dos seus trabalhos. É um grande reconhecimento também ao nosso Programa Criança Feliz, que temos o objetivo de ampliar ainda mais”, destacou o ministro da Cidadania, Osmar Terra. Na abertura do evento, Terra divulgará os resultados e desafios do Criança Feliz – destaque mundial na promoção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento infantil.
Até o momento, o programa está presente em 2.622 municípios brasileiros e já atendeu mais de 519 mil crianças e gestantes. No total, mais de 12,1 milhões de visitas domiciliares foram realizadas por cerca de 16 mil profissionais capacitados para orientar as famílias a impulsionar o desenvolvimento cognitivo, motor, socioafetivo e de linguagem das crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família e daquelas com até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Segundo a secretária nacional de Promoção ao Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Ely Harasawa, as evidências científicas e a repercussão internacional em relação ao Criança Feliz reforçam a convicção de que o investimento nos primeiros anos de vida impacta positivamente na formação dos cidadãos. “Isso aumenta a conscientização sobre o desenvolvimento da primeira infância porque assegura mais qualidade de vida para a população. Esse reconhecimento é fundamental para ampliar o alcance dessa política pública.”
Durante o seminário, a previsão é de que representantes de 24 estados e do Distrito Federal assinem um documento em que reafirmam o compromisso de dar continuidade ao Programa Criança Feliz.
Programação – Uma das palestrantes do evento é a diretora do Programa de Implante Coclear Pediátrico da Universidade de Chicago, Dana Landau Suskind, que trará dados sobre como o cérebro se desenvolve na interação e comunicação entre o cuidador e a criança, desde o início da vida. Ela abordará o poder da linguagem no desenvolvimento infantil e de que forma pode evitar a pobreza.
A programação conta ainda com a participação da assessora do China Development Research Foundation e de desenvolvimento infantil do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard, Mary E. Young; a diretora da Fundação Bernard Van Leer, Cecilia Vaca Jones; o assessor de economia do Departamento Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Norbert Schady, entre outros.
Saiba MaisO Ministério da Cidadania coordena as ações do Criança Feliz por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. O programa integra as áreas da Saúde, Assistência Social, Educação, Justiça, Cultura e Direitos Humanos. Nas visitas semanais, técnicos capacitados orientam sobre o desenvolvimento das crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e de até 6 anos que recebem o BPC. As gestantes também recebem atendimento.
Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:0800 707 2003
Informações para a imprensa:Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773
www.mds.gov.br/area-de-imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Declaração para um novo ano

20 para 21  Certamente tivemos que fazer muitas mudanças naquilo que planejamos em 2019. Iniciamos 2020 e uma pandemia nos assolou, fazendo-...