segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Jardim Sensorial é inaugurado no Ceja Almira de Amorim em Cuiabá

Yuri Ramires Seduc-MT 

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Considerando a importância do estímulo sensorial aos alunos portadores de deficiência, professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Almira de Amorim e Silva, no Bairro CPA IV, em Cuiabá, inaugurou nesta segunda-feira (17) o projeto de intervenção Jardim Sensorial.
De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Sandra Cristina, o projeto foi pensando para suprir a falta de lugares na cidade que possibilitam a exploração dos sentidos, bem como promover o contato com a natureza.
“Somos uma escola inclusiva e 20% dos nossos estudantes são pessoas com deficiência. Atendemos ainda idosos e outras pessoas com algum tipo de limitação, contudo, não temos um espaço na comunidade um espaço apropriado para esse tipo de experiência e interação com plantas medicinais e ornamentais ”, lembrou.
Além dos canteiros, foi montado um tapete sensorial, com uma série de elementos que servem para a pessoa brincar e ao mesmo tempo em que desenvolve os sentidos, em especial do tato. Com as mãos e pés, ela pode sentir as diferentes texturas, materiais e formas, como grama, bambu, pedras e casca de pinus. 
A ideia é que o espaço possibilite ainda a aprendizagem multidisciplinar de forma inclusiva e sustentável. Para a coordenadora, o ambiente é um espaço educativo diferenciado, que poderá ser usado por toda a comunidade escolar.
“Atenderá tanto as atividades direcionadas às pessoas cegas, como também na elaboração de aulas diferenciadas; reflexão sobre homem e natureza, noção de cuidados com as plantas, conservação do jardim e outros”, lembrou.
No desenvolver das atividades, os professores esperam que os alunos possam desenvolver na prática, também, os conteúdos trabalhados em sala de aula, como noção de espaço, cálculo de área, volume e outros.
“Somado a tudo isso, o trabalho em equipe na construção, ornamentação e manutenção, também permitirão aos estudantes e professores uma experiência pedagógica rica e significativa, que tende a marcar sua trajetória escolar”, finalizou
http://www2.seduc.mt.gov.br

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