Aconteceu na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília, na última quarta-feira, 20, o Seminário Interno “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aplicada aos Programas de Formação de Professores da CAPES” com mesa de debates composta pelo diretor das diretorias de educação básica e a distância da CAPES, Carlos Lenuzza, a conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) Maria Helena Guimarães e as Consultoras do MEC e integrantes do Grupo de Trabalho da BNCC Guiomar Namo de Mello, Ghisleine Trigo Silveira e Carmen Moreira de Castro Neves.
Visando promover a capacitação dos servidores e colaboradores das diretorias de educação básica e a distância da fundação para uma melhor atuação na gestão dos programas de formação de professores, o seminário teve como objetivo discutir os próximos desafios e a implementação, norteada pela BNCC, da Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que obtiveram grande adesão, com mais de 90 mil pessoas inscritas em ambos.
Durante o debate, a professora Guiomar Namo de Mello explicou que a BNCC tem como princípios as orientações conceituais que estão subentendidas, “Tem que ser tratada de modo que faça sentido para os alunos, que propicie uma atividade significativa e que, de fato, resulte em última instância nas competências e habilidades que estão previstas na base”. Conselheira do MEC, Maria Helena complementou ressaltando a importância do conhecimento acerca da base: “É a referência dos programas de formação, e nós entendemos que a partir disso os programas começarão a se reorganizar, a se reestruturar para poder alinhar os currículos de formação inicial. Além disso, tanto o PIBID como a residência são programas onde os alunos vão buscar uma relação maior entre teoria e prática”, afirmou.
(Jéssica Xavier – Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES
capes
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES
Nenhum comentário:
Postar um comentário